Você já ouviu falar nos Manpupuner ou os Sete Homens Fortes da Rússia?

09/03/2019 às 10:002 min de leitura

Alguns lugares na Terra são tão insólitos que parecem ser de outro planeta, e construções megalíticas fazem parte desse vasto mundo “desconhecido”. Esse tipo de construção é bastante comum entre os apreciadores de viagens, como o caso de Stonehenge, na Inglaterra, ou das Rochas de Carnac, na França.

Porém, nem todas essas formações rochosas são obras humanas: alguns lugares turísticos ao redor do planeta ganharam sua forma através da ação do tempo, do vento e das chuvas. É o caso de Vila Velha, no Paraná, onde inúmeras imagens podem ser interpretadas nas rochas esculpidas durante milhares de anos.

Outro lugar incrível nesse mesmo estilo, mas pouco conhecido, atende pelo nome de Manpupuner, na Rússia. Também chamado de “Os Sete Homens Fortes”, esses monólitos rochosos ficam ao norte dos Montes Urais, em Komi. Com alturas variam de 30 a 42 metros, são formados de arenito, xisto e quartzito e foram esculpidos ao longo dos anos pelos gélidos ventos árticos e pela própria ação do gelo e da neve.

No inverno, a neve deixa o lugar com uma aparência ainda mais insólita

Lenda local

Claro que, para toda explicação científica, existem lendas para contar a origem das coisas. E não poderia ser diferente com Manpupuner: de acordo com a tradição, os sete pilares eram gigantes samoiedas em marcha para conquistar indígenas de origem Vogulski, na região de mansi. Porém, o xamã da comitiva deixou cair o seu tambor mágico, e isso transformou o grupo em rocha congelada no topo da colina.

Apesar de serem incríveis, os “Sete Homens Fortes” estão em um lugar bastante inacessível: a estrada mais próxima passa a 100 quilômetros dali, sendo mais fácil chegar de helicóptero. Isso não impediu a atração de ser listada como uma das sete maravilhas da Rússia, ao lado, por exemplo, da Catedral de São Basílio, do Monte Ebrus e da estátua Mãe-Pátria.

Os pilares também são um desafio aos alpinistas: até hoje, nenhum conseguiu chegar ao topo das formações por conta de seus formatos irregulares demais para essa empreitada. O lugar também é descrito como místico e com uma energia positiva – sentimento comum nesses tipo de estruturas. Confira algumas imagens do local na galeria:

Galeria 1

*Publicado em 16/12/2015

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: