Descoberta rede gigante de anéis em torno de exoplaneta

29/01/2015 às 05:381 min de leitura

Astrônomos descobriram um conjunto de anéis gigantes em torno de um planeta extrassolar, 200 vezes maior do que aquele na órbita do planeta Saturno, a 420 anos-luz da Terra.

"Esta é a primeira vez que alguém vê um tal sistema gigante de anéis fora do sistema solar", declarou em entrevista à AFP o astrônomo Matthew Kenworthy, do Observatório de Leiden (Holanda), que conduziu o estudo com Eric Mamajek, da Universidade de Rochester (Estados Unidos).

O planeta, chamado J1407b, é cercado por trinta anéis "tão grandes que se Saturno possuísse anéis tão grandes poderíamos vê-los a olho nu da Terra. Seria de 5 a 10 vezes maior que a lua cheia", explicou. Este planeta, invisível visto da Terra, é, provavelmente, muito quente (entre 1.000 e 2.000 graus Celsius) o que faz com que esses astrônomos pensem que os anéis são feitos de poeira ao contrário dos de Saturno, feitos de gelo.

Os pesquisadores usaram dados do projeto SuperWASP, que recolheu informações da observação das estrelas durante 10 anos para chegar a essa conclusão. A análise da curva de luz vista do solo durante eclipses para determinar a estrutura de objetos astrofísicos desconhecidos situados para além do sistema solar. Ao observar uma estrela conhecida durante um eclipse, os pesquisadores descobriram que o eclipse durou 56 dias, intercalados com mudanças bruscas e irregulares na intensidade da luz.

"A explicação mais credível para essas mudanças luminosas é que um planeta em órbita da estrela tem um sistema de anéis gigantes em torno dele", disseram os pesquisadores.

"Estes anéis puderam ser detectados porque passaram em frente da estrela no momento do eclipse, da mesma forma que a Lua passa na frente do nosso sol durante um eclipse solar", explicam.

"Agora que sabemos o que procurar, podemos ir voltar aos dados recolhidos durante os últimos 30 e 40 anos" para encontrar outros planetas cercados por anéis, comemorou Kenworthy, que "espera encontrar muitos outros".

ParisFrança

Via EmResumo

Fonte

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: