Será que existe um Planeta X que está redirecionando cometas para a Terra?

05/04/2016 às 11:493 min de leitura

Recentemente foi divulgado que a possível existência de um planeta maciço, nos confins do Sistema Solar, poderia resultar na existência de cometas que destruiriam a Terra. Mas será que existe algum fundamento por trás disso ou se trata apenas de mais uma teoria conspiratória que tenta criar alarde com a possibilidade de um armageddon?

Primeiro é preciso entender a quantas anda o processo de investigação planetária em nosso sistema. A partir do início do século 20, os astrônomos tentaram identificar a existências de outros planetas através do entendimento das órbitas daqueles que já conhecíamos – foi assim que, em 1846, Netuno foi descoberto.

O matemático francês Urbain Le Verrier e o astrônomo britânico John Couch Adams analisaram as perturbações da órbita de Urano e descobriram que ela era influenciada pela gravidade de outro astro maciço no Sistema Solar desconhecido até então. Foi assim que puderam determinar a existência de Netuno – descoberta que abriu as portas para a existência de outros planetas, como o tal X.

Comparação do possível tamanho do Planeta X e da Terra

Extinções em massa

Plutão foi descoberto quase 100 anos depois, em 1930, através das análises da órbita de Netuno. Acreditava-se que ele era muito mais maciço do que realmente é, tanto que a teoria que sua órbita influenciava a de Netuno perdurou por muitos anos até ser descoberto que ela não causava nenhum impacto significativo. Isso reacendeu a discussão de que um planeta maciço existia e ainda não havia sido descoberto.

O cinturão de Kuiper, entre o Sol e Netuno, ainda possui diversos enigmas, com cerca de 100 mil corpos celestes semelhantes a cometas que, na realidade, acabaram não se “transformando” nisso por nunca volatizarem seus gelos, não permitindo o surgimento de uma coma ou uma cauda.

Só que a análise paleontológica da Terra sugere que nosso planeta foi constantemente bombardeado por impactos gigantescos, que poderiam ter sido causados por algum planeta gigante que desviou cometas em nossa direção em espaço de tempo regulares e estimados em 27 milhões de anos. Isso aumentou a teoria de que exista algum corpo grande e maciço o suficiente que ainda não seja de nosso conhecimento. Seria o Planeta X?

Cientistas acreditam que extinções em massa ocorram na Terra pela queda de meteoros a cada 27 milhões de anos

O Planeta 9

Em janeiro deste ano, um grupo de cientistas anunciou a descoberta de pequenos objetos gelados aparentemente viajando na mesma direção e com a mesma velocidade orbital nos confins do Sistema Solar. A chance de isso acontecer é bem pequena, o que reacendeu as teorias de existência de um planeta até 10 vezes maior do que a Terra em uma órbita para além de Plutão influenciando na trajetória desses objetos.

Esse “novo” objeto, entretanto, não seria o tal sonhado Planeta X, mas, sim, um novo corpo celeste apelidado de Planeta 9. Ele estaria nos confins do Sistema Solar, sendo responsável por alterar a órbita dos cometas – inclusive daqueles que atingem a Terra a cada 27 milhões de anos, causando extinções em massa.

Outra possibilidade de fim da vida na Terra diz que esse tal novo planeta redirecionaria cometas para perto do Sol, onde eles se desintegrariam e criariam uma nuvem detritos que diminuiria a intensidade dos raios solares em nosso mundo, acelerando o processo de resfriamento e causando uma nova extinção.

Possível órbita do Planeta 9 (à direita) influenciaria a de outros 6 objetos conhecidos (à esquerda), que aparecem nessa imagem com a coloração roxa. Esse planeta teria que possuir 10 vezes o tamanho da Terra e ter uma rota errante se comparada com outros objetos de nosso Sistema Solar

Conclusão

Muitos estudos ainda precisam ser feitos para determinar diversas perguntas: o Planeta X e o Planeta 9 existem de verdade? Eles poderiam ser o mesmo corpo celeste? Suas órbitas influenciariam cometas a mudarem de direção? As extinções em massa da Terra causadas por impactos de cometas possuem um período pré-determinado ou isso é especulação dos cientistas?

Apesar das descobertas recentes reacenderem o medo de um apocalipse, é bom lembrarmos que as chances de isso acontecer de imediato são praticamente minúsculas. Por enquanto, acredita-se que a próxima extinção em massa da Terra será causada pelo uso desenfreado dos recursos naturais pelo próprio homem. Ou seja, cuide bem da sua casa se você pensa em dar um futuro bom para seus filhos e netos.

Sexta extinção em massa do planeta Terra seria influenciada pelo ser humano