17 galáxias lindas que farão você querer viajar pelo Universo agora mesmo

19/05/2016 às 13:543 min de leitura

1. NGC3314a & NGC3314b

Apesar de parecer que estas duas galáxias estão prestes a colidir, elas estão a dezenas de milhões de anos-luz de distância uma da outra.

Mesmo assim, vistas da Terra, elas parecem sobrepostas e são magníficas

2. SDSS J1038+4849

Esse aglomerado de galáxias é fenomenal por produzir um “rosto humano”. Na realidade, apenas os “olhos” e o “nariz” são de fato galáxias, já as linhas são resultantes de um efeito de lente gravitacional, que distorce a luz.

Sorria que estou te filmando

3. Galáxia do Rodamoinho

Oficialmente chamada de M51a ou NGC 5194m, a galáxia do Rodamoinho foi a primeira a ser identificada como sendo em espiral e fica relativamente “próxima” da Via Láctea.

À esquerda, a galáxia foi fotografada com sua luz visível; à direita, com luz infravermelha

4. Conjunto de Pandora

Vários aglomerados de galáxias formam o conjunto de Pandora, que recebeu esse nome por conta de alguns fenômenos estranhos, resultantes da convergência de reuniões menores de galáxias.

Beleza cósmica

5. Messier 94

Essa galáxia parece um grande furacão e está cercada por anéis azuis em que estrelas estão em formação.

A onda de pressão no centro da galáxia comprime o gás e a poeira em suas extremidades, dando origem às estrelas

6. Galáxia do Triângulo

Ela é uma das únicas galáxias espirais do Grupo Local, que inclui a nossa Via Láctea e Andrômeda. Além disso, ela se aproxima do nosso sistema solar a uma velocidade de 24 km/s, mas fique tranquilo que a distância entre ela e nós é bem enorme: aproximadamente 3 milhões de anos-luz.

Nesta imagem, podemos ver uma nebulosa localizado em uma das espiras da galáxia

7. NGC 5793

Você pode até não se impressionar por essa galáxia, a princípio, mas precisa saber que ela é famosa pelo raro fenômeno dos masers. Os lasers emitem luz visível, já os masers emitem luz na faixa de micro-ondas.

Na astronomia, os masers são bem raros

8. 2MASX J16270254+4328340

Essa galáxia de nome complexo é resultado da fusão de duas outras galáxias, que criaram uma estranha névoa, que, na verdade, são estrelas distantes de seu centro.

A névoa ainda vai se dissipar, já que a própria galáxia está morrendo

9. Galáxia do Sombreiro

Essa galáxia espiral é formada por um núcleo bem brilhante e um grande disco achatado de poeira escura.

Ela foi descoberta em 1912 e lembra um chapéu mexicano

10. Messier 81

Essa galáxia espiralada tem um buraco negro supermassivo em seu centro que é 70 milhões de vezes maior do que o nosso Sol.

A M81 é recheada de estrelas azuis, que possuem uma vida curta

11. O casal de galáxias

As galáxias M60 e NGC 4647 orbitam bem próximas e receberam o apelido de “casal”. Isso acontece porque, normalmente, a força gravitacional aproxima as galáxias pouco distantes entre si – algo que não acontece com estas duas.

Mesmo assim, elas também não se afastam, bailando juntas no espaço sideral

12. NGC 6872

Esta é a segunda maior galáxia em espiral já descoberta. Para completar, ela tem uma enorme “cauda” – algo curioso, já que ela está na constelação de Pavão.

Outra curiosidade é que a NGC 6872 não tem muito hidrogênio

13. NGC 6744

Os astrônomos acreditam que a NGC 6744 é a galáxia espiralada mais parecida com a nossa Via Láctea.

Ela está localizada a 30 milhões de anos-luz de distância daqui

14. I Zwicky 18

Esta é uma das galáxias mais estranhas de todo o Universo. A I Zwicky 18 mostra um desenvolvimento de estrelas muito parecido com o do início dos tempos.

Além disso, ela apresenta uma grande quantidade de hélio ionizado, deixando os cientistas intrigados sobre o motivo de ela emitir tanta radiação

15. Via Láctea

A nossa galáxia precisa entrar nesta lista, mas não é à toa: ela é o lar de pelo menos 100 bilhões de planetas e 1 trilhão de estrelas

Você imaginava que ela fosse tão gigante?

16. Messier 74

Essa galáxia em espiral é extremamente linda e remet ao Natal: as estrelas azuis e as bolas incandescentes de hidrogênio em vermelho a fazem lembrar uma guirlanda.

Jingle Bells!

17. Galáxia do Girassol

As espirais desta galáxia possuem enormes estrelas azul-brancas recém-formadas, que dão um brilho belíssimo a ela.

E ela realmente lembra um girassol, não acham?

Você gostaria de viajar pelo espaço sideral? Comente no Fórum do Mega Curioso