As 15 melhores facas do mundo

05/09/2014 às 08:443 min de leitura

Há alguns milhões de anos, um dos nossos ancestrais inventou a faca. De arma a utensílio de cozinha, a ferramenta faz parte da vida cotidiana de grande parte do planeta e tem sofrido muitas transformações.

Aliás, hoje existem facas no mundo para quase todos os fins, por mais específicos que sejam. Existem facas ideais para sashimi, massas, ostras e queijos, por exemplo. Outros modelos são perfeitos para desossar, trinchar, partir ossos. Tudo desenvolvido para melhorar a vida dos chefs e gourmets.

Como armas, as facas também têm se diferenciado. Algumas são mais pesadas, outras mais propensas a serem arremessadas. Umas são mais bonitas e podem ser objetos de colecionadores. Conheça alguns dos melhores modelos de faca que estão por aí:                                                           

Facas de chef

Multiuso, as facas de chef precisam cortar de forma suave, de modo que picar legumes ou cortar carnes não seja uma ação muito sofrível para o cozinheiro. Fora isso, não existe um único modelo perfeito. Cada chef se adapta melhor a um ou outro produto e, para isso, alguns fatores devem ser levados em consideração, como o peso, o estilo e o material da faca. Selecionamos alguns modelos que têm deixado as pessoas satisfeitas:

Victorinox Fibrox

Com cabo preto fibrox, essa faca suíça fica firme na mão, o que evita acidentes. Ela tem lâmina de 20 cm e é bem afiada.

Misono UX10 Gyutou

Um pouco mais caro e difícil de encontrar no Brasil, esse produto se diferencia por se manter afiado por um bom tempo. O cabo é de madeira e um pouco pesado.

Global G-2

Versátil, a Global G-2 é produzida no Japão. Seu aço inox também não precisa ser afiado o tempo todo. O cabo todo de metal tem antiaderentes para facilitar o uso. Leve, ela é melhor para cortar legumes e agrada aos vegetarianos. Para carne, opte por outras alternativas.

Wüsthof Clássica

Essa faca alemã, conhecida por sua durabilidade, tem conquistado chefs por aí. Ela é prática, afiada e, apesar de ter cabo de madeira, pode ir no lava-louças.

J.A. Henckels Clássica

Também alemão e tradicional, o modelo clássico da J.A. Henckels é outra opção para quem quer cozinhar em casa com uma faca bonita e que tem bom desempenho. 

Para sobrevivência

Se algum dia você precisar sobreviver na selva, não deixe de ter uma faca especial com você. O ideal é que ela seja bem afiada e tenha uma lâmina fixa. Também é bom optar por modelos com capinha, fáceis de transportar. Veja alguns exemplos:

Ka-Bar Marine Corps Fighting Knife

O nome tem estilo e ela também. Essa faca foi criada em 1943 para uso militar nos Estados Unidos. A lâmina é inoxidável e extremamente durável.

Buck 119 Special

Também com boa reputação, essa faca é muito forte e resistente. Ela é fácil de limpar, de manter e tem garantia vitalícia. A capa é de couro, então precisa ser bem preservada.

Gerber LMF II Infantry Knife

Toda preta, essa faca também é de material inoxidável. Ela é um pouco mais grossa do que as anteriores e pode ser usada até como um martelo. A bainha é prática e não estraga com facilidade.

Cold Steel GI Tanto 80PGTK

Feita de aço AUS-8, essa faca também é resistente. O cabo é confortável e não desliza e parece uma borracha ultra forte. A bainha Kydex também dá o toque.

United Cutlery UC2772 Expendables Kunai

Essa definitivamente não é a única faca que você deve levar para um acampamento, a não ser que você seja ótimo de mira. Ela está na lista porque é legal mesmo. Essa é a arma que o personagem Lee Christmas, interpretado por Jason Statham, usa em Os Mercenários. Leve, afiada e com bom equilíbrio, você pode sobreviver com ela se arremessá-la no inimigo.

Estilo

Algumas facas são lindas e servem como verdadeiros xodós de seus donos. O que você acha desses modelos tradicionais?

Busse Battle Mistress

Com lâmina de mais de 20 cm, essa simpatia é afiada e pesa pouco menos de 1 Kg.

Russell Canadian Belt Knife

Essa faca foi desenhada em 1958 no Canadá e até hoje é referência. Ela é confortável e muito copiada por aí.

Leuku

Uma das facas mais tradicionais dos países nórdicos na Europa, essa ferramenta foi desenhada para servir como um machado, um facão ou uma faca de açougueiro. A alça é feita de bétula.

Randall Modelo 3

A Randall tem vários modelos de faca, mas o 3 é o preferido do fundador da empresa. O utensílio tem um visual curvo que é um charme.

Ron Lake Folder

Afiada e com detalhes de ouro, essa é mesmo para os colecionadores. A faca é pequena e dobrável e não sai por menos de US$ 10 mil.

Muitas facas incríveis e úteis ficaram de fora dessa seleção, que foi feita a partir de reviews e críticas de outros internautas, entusiastas pelos itens. Se você usa e recomenda outro modelo, ajude os outros leitores e comente.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: