Qual é o assento mais seguro em um avião?

03/04/2013 às 06:132 min de leitura

Muita gente acredita que os assentos mais seguros de avião estão próximos às asas. A ideia por trás desse mito é o fato de que aquela região precisa ser mais reforçada e, portanto, ofereceria mais resistência em casos de acidente. Porém, estudos recentes indicam que as poltronas mais seguras ficam na parte de trás da aeronave.

Para comprovar essa hipótese, uma equipe de documentaristas detonou um Boeing 727 no Deserto de Sonora, no México, equipado com câmeras, sensores e bonecos com “ossos” quebráveis, para simular o efeito do impacto. O estudo deu origem ao documentário “The Crash”, exibido no canal de TV britânico Channel 4.

Quanto mais ao fundo melhor

Depois de se chocar contra o solo, a parte da frente do avião, incluindo as 11 primeiras fileiras de assentos — normalmente reservadas para a primeira classe — foram completamente devastadas, sofrendo a ação de uma força de 12 G, ou seja, 12 vezes o peso daquela região. Um pouco mais para trás, a força sobre na aeronave diminuiu para 6 G e, de acordo com os especialistas, cerca de 78% dos passageiros teriam morrido, com as chances de sobrevivência aumentando à medida que o assento se aproxima do fundo da aeronave.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Apesar de um único “acidente” ser insuficiente para um resultado conclusivo, os dados coletados pelos documentaristas vão de encontro a um estudo publicado pela revista Popular Mechanics, em 2007. Na ocasião, foram analisados todos os acidentes aéreos ocorridos desde 1971 e, com isso, a chance de sobreviver a um acidente nos assentos de trás era de 69%, enquanto essa probabilidade diminuía para 56% nas poltronas próximas às asas e 49% na primeira classe.

Fabricantes de aeronave discordam

Apesar disso, os fabricantes de aeronaves declararam que as pesquisas não apresentaram evidências conclusivas. Em entrevista para o jornal The Telegraph, um porta-voz da Boeing declarou que qualquer assento é seguro, desde que a pessoa esteja usando cinto de segurança. Em outro estudo conduzido no México, bonecos de testes que estavam na mesma fileira e em condições diferentes demonstrou que o único passageiro sem cinto é o que teria morrido durante o acidente.

Já o porta-voz da Airbus alegou que o avião mais seguro é aquele que não se envolve em acidentes e que possui manutenção regular. Além disso, também foi reforçada a necessidade de certificações de segurança: de acordo com o representante da empresa, o maior avião do mundo, o A380, pode ser esvaziado em apenas 90 segundos, mesmo que esteja com seus 850 lugares ocupados e metade das portas trancadas.

Em suma, não se preocupe: as chances de morrer em um acidente de avião com um único voo são de 1 em 4,7 milhões. Mas, se mesmo assim você estiver preocupado, escolha um assento do fundão, só por precaução.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: