Grandiosidade: 10 superfábricas impressionantes espalhadas pelo mundo

06/03/2015 às 05:573 min de leitura

Diversas fábricas gigantescas estão espalhadas pelo mundo, produzindo os itens e os veículos mais variados, desde carros, máquinas, aviões e até foguetes. Elas são essenciais para produzir itens de massa e movimentar a economia de inúmeros países, viabilizando os produtos em que são especializadas.

Apesar de muitas dessas fábricas possuírem um custo colossal para serem construídas (além de também passarem por manutenções constantes), elas são normalmente utilizadas para fabricar produtos em altíssimas quantidades, o que faz com que os custos de produção sejam minimizados. Ademais, elas também originam postos de trabalho nas redondezas das cidades em que estão localizadas, contribuindo com o desenvolvimento da região. Você sabe quais são essas superfábricas? Veja abaixo algumas delas:

1 – Vehicle Assembly Building – NASA

O Vehicle Assembly Building está localizado no Kennedy Space Center (Florida) e é um dos maiores prédios do mundo, com volume interno de 3.664.883 metros cúbicos, além de ser o maior edifício dos Estados Unidos fora de áreas urbanas. Dentro do VAB, já foram montados diversos foguetes e sondas da NASA, como o foguete Saturn V (também chamado de Foguete Lunar) utilizado na missão Apollo à Lua.

2 – Dockhalle 2

A Meyer Werft é uma das maiores empresas que constrói navios cruzeiros do mundo, localizada na Alemanha. A maior fábrica de navios pertence à Meyer Werft, o chamado Dockhalle 2. A superindústria possui 504 metros de comprimento, 125 metros de largura e 75 metros de altura. Por lá já foram construídos cruzeiros como o Norwegian Star, Norwegian Dawn, Radiance of the Seas, entre muitos outros.

3 – Constellation Bristol

A Constellation Bristol (localizada no Reino Unido) não é exatamente uma fábrica de bebidas, porém um superarmazém de vinhos e demais líquidos alcoólicos no geral – e por isso está nessa lista. Para termos noção, o local consegue guardar aproximadamente 9,5 milhões de litros de álcool, o que pode encher tranquilamente 14 piscinas olímpicas – 15% de todo o mercado de vinhos do Reino Unido está na Constellation Bristol.

4 – Centro de Distribuição da Tesco

O Centro de Distribuição da Tesco (empresa varejista da Grã-Bretanha) da Irlanda é imenso, com mais de meio quilômetro de extensão – caminhar de um lado para o outro leva aproximadamente 12 minutos. O preço de tal construção? Aproximadamente 70 milhões de euros. Apesar de não fabricar produtos, todos os itens da Tesco acabam indo parar lá de algum jeito.

5 – Lauma Tecidos

A Lauma (localizada na Letônia) é uma empresa especializada na fabricação de rendas e matérias-primas para lingeries, além de também fabricar elásticos e tecidos em geral. Considerada uma das maiores empresas do setor no mundo, a Lauma detém a maior fábrica de tecidos. Com 225 metros de comprimento e largura de 505 metros, a superindústria é responsável por muitos dos empregos da cidade de Liepeja.

6 – Volkswagen Wolfsburg Plant

A fábrica da Volkswagen de Wolfsburg já produziu mais de 40 milhões de carros no decorrer dos anos e é a maior indústria de carros do mundo, cobrindo 6.500.000 metros quadrados. O espaço da fábrica é tão gigantesco que os funcionários podem utilizar bicicletas para percorrer um lado da construção até o outro, andando pelos diferentes departamentos de modo mais rápido.

7 – Fábrica da Hyundai Motor em Ulsan

A fábrica da Hyundai Motor na cidade de Ulsan (Coreia do Sul) ocupa o espaço impressionante de 5.050.000 metros quadrados, cobrindo no total 1,225 acres de terra. Aproximadamente 1,53 milhões de carros são produzidos anualmente no local. Inclusive, o lugar é tão gigantesco que possui o próprio hospital, um serviço de bombeiros e até mesmo rede de tratamento de esgoto. A localização ao lado de um porto permite que os carros sejam levados da fábrica direto aos navios de importação para outros países.

8 – Fábrica Tesla

A Tesla Motors é focada na produção de carros elétricos e componentes para trens movidos à eletricidade. Situada em Fremont (Califórnia), essa indústria massiva de carros possui um total de 510.000 metros quadrados de extensão. Contudo, ela não foi construída pela Tesla Motors, porém comprada da General Motors e da Toyota em 2010 por US$ 42 milhões. O Tesla Model S, Model 3, Model X e Roadster são fabricados nesse local.

9 – Fábrica de Boeing em Everett

Na cidade de Everett, nos Estados Unidos, está localizada a maior fábrica de Boeing do mundo. Com extensão de 98 acres de terra e 398.000 metros quadrados construídos, é nesse local que os modelos Boeing 747, 767 e 777 são construídos – e o novo 787 Dreamliner também é fabricado por aqui. A indústria possui os seus próprios cafés, um teatro e a Loja Oficial da Boeing. Quem quiser, pode participar dos diferentes tours abertos ao público que ocorrem na fábrica.

10 – Fábrica da Mitsubishi

A fábrica da Mitsubishi nos Estados Unidos produz, vende e desenvolve os mais variados modelos da empresa na América do Norte. Localizada no estado de Illinois, a indústria possui 200.000 metros quadrados de extensão e é responsável por montar os modelos Mitsubishi Galant, Eclipse, Eclipse Spyder, Endeavor e Chrysler Sebring.

E aí, o que você achou de algumas dessas superfábricas, construções gigantescas e armazéns imponentes? Se souber de outros locais do gênero que sejam igualmente grandiosos, compartilhe com a gente nos comentários. 

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: