13 curiosidades macabras sobre o universo dos zumbis

13/01/2017 às 05:003 min de leitura

Os zumbis estão cada vez mais em alta. A audiência de “The Walking Dead” está aí para comprovar que esses monstros da ficção vieram para ficar – ou para comer o seu cérebro. Mas você sabe quando foi que eles surgiram no imaginário popular?

O site All That Is Interesting elaborou uma lista com vários fatos que recontam a mitologia dos zumbis até os dias de hoje. E agora a gente aqui do Mega Curioso traz para vocês algumas dessas curiosidades pra lá de interessantes.

1. Origem

Para começo de conversa, os zumbis não são criaturas recentes. O poema “Epopeia de Gilgamesh” é uma das primeiras obras literárias da história, tendo sido escrita no século 6 a.C. pelo rei Assurbanípal, da Mesopotâmia. Em um dos trechos, a deusa Ishtar diz: “Eu vou derrubar os Portões do Submundo e deixar os mortos subirem para comer os vivos”.

2. Metáfora

No Haiti, as histórias locais de zumbis também podem ser encaradas como uma metáfora para a violenta escravidão que acontecia no país durante o período da colonização europeia.

3. Jogando sal na ferida

Ainda no Haiti, o folclore de lá fala da “aniquilação” dos zumbis, mas de maneira diferente como é conhecida no entretenimento de hoje em dia. Para os haitianos, a ideia é libertar a pessoa daquele estado de zumbificação. Para isso, basta fazê-la comer sal ou jogá-la no mar: ela tomará consciência de sua condição e voltará para a cova.

4. Etimologia

A palavra “zumbi” tem original na África. Na linguagem kikongo, “zumbi” significa “fetiche”. Já em kimbundu, o termo “nzambi” se refere a “deus”.

5. Tradição

Voltando a falar do Haiti: por lá, os corpos não são embalsamados. Além disso, muitos funerais podem durante a semana toda, já que a possibilidade de ressurreição faz parte da cultura local.

6. Catalepsia

A catalepsia patológica é bastante rara, mas acontece quando a pessoa fica rígida e com aparência de estar morta. Hoje em dia é muito difícil que isso aconteça, mas, no passado, muitos foram enterrados vivos por conta da doença. Quando seus túmulos eram abertos e se descobria que a pessoa tentou sair dali até morrer sufocada, acreditava-se que ela havia retornado dos mortos.

7. Zumbificação “temporária”

O veneno do baiacu é um dos mais mortíferos da natureza. Isso acontece porque o peixe libera uma neurotoxina muito forte, chamada de tetrodotoxina. No Haiti, ela é misturada com a erva estramônio em alguns rituais vudus. Relatos de pessoas que foram expostas a essa mistura incluem um suposto estado de zumbificação.

8. Bíblia

Se quisermos ser radicais, podemos dizer até mesmo que Jesus é um “zumbi”, já que ele retornou do mundo dos mortos. Porém, outros trechos do livro também falam de mortos voltando à vida. No capítulo 37 do livro de Ezequiel, por exemplo, podemos encontrar: “Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito”.

9. Velocidade

Quem curte a mitologia zumbi deve saber que na tradição haitiana, a do vudu, eles são lentos. Eles só se tornaram velozes em obras literárias envolvendo vampiros, como “Eu Sou a Lenda”, de Richard Matheson.

10. Cultura pop

Quem tirou os zumbis do “submundo” e os colocou no centro dos holofotes foi o autor haitiano William B. Seabrook, que, além de ser canibal, escreveu o livro “A Ilha da Magia” para falar do assunto, em 1929. Três anos depois, ele foi adaptado ao cinema no filme “Zumbi Branco”, com o mestre do terror Bela Lugosi no papel principal.

11. George Romero

Outro mestre do terror foi responsável por modernizar a história dos zumbis: George Romero. O seu filme “A Noite dos Mortos Vivos”, de 1968, ainda é uma referência no gênero e também uma excelente obra cinematográfica.

12. Fome por cérebro

A busca dos zumbis por cérebros humanos só foi aparecer em “A Volta dos Mortos-Vivos”, de 1985, tornando-se uma das maiores características desses monstros.

13. Zumbificação “real”

Na natureza, existe um tipo de zumbificação comprovada. Um vírus é capaz de infectar uma lagarta a ponto de fazê-la se comportar de maneira atípica: ela sobe até as partes mais altas das árvores, morre e se liquefaz. Então o vírus acaba voltando ao solo até encontrar outra lagarta e repetir o processo.

***

E aí, gostaram dessas curiosidades? Qual é o seu filme favorito com zumbis? 

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: