10 fotos belas e curiosas do acervo de um grande museu de história natural

28/03/2016 às 12:222 min de leitura

Você já ouviu falar sobre (ou teve o privilégio de visitar) o Museu Nacional de História Natural, em Washington, nos EUA? Fundado em 1910, ele é administrado pelo Instituto Smithsonian e ocupa uma área equivalente a nada menos do que 18 campos de futebol — que abrigam uma coleção de mais de 126 milhões de itens, entre artefatos culturais e espécimes naturais —, dos quais mais de 30 mil metros quadrados são dedicados à visitação pública.

As coleções incluem 35 milhões de insetos que foram cuidadosamente presos por alfinetes em caixinhas, 7 milhões de peixes preservados em potes, 4,5 milhões de plantas, 2 milhões de objetos de diferentes culturas, sendo 400 mil fotos, além de fósseis, minerais, meteoritos etc.

Para dar conta de tudo isso, o museu possui mais de mil funcionários, dos quais quase 200 são especialistas em História Natural — formando a maior equipe dedicada à pesquisa natural e cultural do mundo. Obviamente, apenas uma parte do acervo fica exposta ao público, e se você ficou curioso em saber como a gigantesca coleção é catalogada e armazenada, dê uma espiadinha nas imagens a seguir:

1 – Antropologia

Apenas 3% — aproximadamente — de todos os artefatos antropológicos que fazem parte da coleção do museu estão expostos ao público.

2 – Entomologia

Conforme explicamos anteriormente, o museu conta com uma coleção de insetos com 35 milhões de exemplares, o que faz dela a segunda maior do mundo. Para você ter uma ideia, as 300 mil espécies que a coleção abriga representam cerca de 60% de todas as famílias de insetos conhecidas até o momento no planeta.

3 – Zoologia de invertebrados

A coleção de invertebrados também conta com 35 milhões de espécimes.

4 – Ciências minerais

O acervo de ciências minerais é composto por mais de 350 mil minerais e 10 mil pedras preciosas.

5 – Botânica

A coleção de plantas que faz parte do herbário do museu soma mais de 1,2 milhão de itens — que começaram a ser coletados em 1838.

6 – Paleobiologia

Os fósseis também fazem parte da coleção — somando mais de 40 milhões de espécimes que incluem mais de 1,5 mil dinossauros diferentes e abrangem 2,5 bilhões de anos de História da Terra.

7 – Peixes

A coleção de peixes começou a ser formada em meados do século 19 e hoje conta com mais de 19 mil exemplares de todo o mundo.

8 – Mamíferos

O acervo de mamíferos conta com centenas de crânios e ossadas de baleias que são armazenadas em um enorme galpão.

9 – Mais mamíferos

Mas, a coleção de mamíferos não abriga apenas animais grandalhões! No total, são cerca de 590 mil exemplares.

10 – Pássaros

A coleção de pássaros do museu é a terceira maior do mundo e soma mais de 640 mil exemplares.

De acordo com Chris Weller, do portal Business Insider, as imagens que você acabou de ver acima mostram algumas das principais coleções do Museu Nacional de História Natural e as pessoas responsáveis por mantê-las em ordem e foram clicadas ao longo de 17 anos pelo fotógrafo-chefe do museu, Chip Clark.

***

Você gostaria de visitar os “bastidores” de um dos grandes museus do mundo? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: