Quantos litros de xixi de baleia existem nos oceanos?

08/12/2016 às 10:372 min de leitura

Um estudo publicado em 2011 estima que existam 2,2 milhões de espécies de animais nos oceanos: de microplânctons a baleias gigantes. Bastante, não é? Agora, você já pensou na quantidade de xixi e cocô excretados diariamente por toda essa imensidão de animaizinhos? Acho que você nunca mais vai querer entrar no mar depois dessa...

Apesar disso, saiba que a urina e as fezes ajudam a manter a saúde dos ecossistemas oceânicos: elas são ricas em nutrientes e constantemente voltam a ser consumidas por outros animais. Mas atenção: isso não significa que você pode fazer xixi na praia, hein? Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, como já diria a moral da história.

As baleias, por seu tamanho, são as que mais contribuem com dejetos no imenso vaso sanitário marítimo. Porém, o biólogo Joe Roman, da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, diz que é difícil calcular a quantidade exata de excrementos expelidos por elas – e ainda mais difícil calcular o volume total de urina.

Nuvem de excrementos de uma baleia

Quantidade estimada de xixi

O máximo possível é estimar a quantidade através de comparações com outros animais, como focas e golfinhos, que podem ser mantidos em cativeiro. Não chega a ser um número totalmente confiável, mas já é possível ter alguma ideia. Dados de 2003, por exemplo, indicam que a baleia-boreal produz aproximadamente 627 litros de urina por dia, enquanto a baleia-comum produziria 974 litros de xixi diariamente!

Já as fezes são mais fáceis de serem visualizadas pelos biólogos marinhos – a urina se mistura na água e muitas vezes os cientistas acabam nem notando que uma baleia está mijando. As baleias costumam fazer o “número 2” mais perto da superfície, criando uma nuvem fecal escura e fétida.

São essas fezes que liberam nitrogênio, fósforo e ferro para milhares de microrganismos, como fitoplânctons e algas marinhas. Depois, os fitoplânctons são comidos por zooplânctons maiores, que são alimentos de peixes e podem, por ventura, voltar para dentro do estômago de uma baleia! É um ciclo sem fim!

Baleias ajudam a manter o ciclo dos nutrientes nos mares

Pode nadar em paz

Dessa maneira, as baleias levam para a superfície nutrientes escassos, ajudando animais que não vivem nas profundezas dos mares. Esse ciclo é importantíssimo para o equilíbrio da fauna e da flora marinha. Os cetáceos são tão importantes nesse processo que Joe Roman e seus colegas biólogos os chamam de “engenheiros dos mares”.

Além disso, a caçada humana contra baleias e seus alimentos, principalmente os peixes, pode criar um desequilíbrio perigoso para o ecossistema de todo o planeta.  “Nossa pesquisa mostra que você pode ter mais baleias e mais peixes, já que as baleias estão liberando nutrientes que os sustentam. Tendo lotes de mamíferos marinhos, teremos um oceano mais produtivo e mais resistente”, explica Joe Roman.

E já que fica praticamente impossível calcular o volume exato de xixi de baleia nos mares, saiba que o de água até é calculável: estudos estimam que haja 1,3 bilhão de quilômetros cúbicos de oceano! No fim das contas, mesmo todo o xixi das baleias pareceria apenas um pequenino balde perto dessa massa gigantesca de água. Pode nadar sossegado!

Lembre-se do temperinho extra em seu próximo caldo

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: