5 curiosidades bizarras sobre as mariposas

05/07/2019 às 09:002 min de leitura

Muita gente vê as mariposas apenas como aquele bicho nojento que tenta entrar no seu quarto bem na hora que você vai dormir. O que a maioria das pessoas não sabe é que as “primas” das borboletas são criaturas extremamente curiosas e que elas escondem segredos que você nem imagina. Aliás, se você gosta de borboletas, qual o problema de gostar de uma borboletona marrom com aparência de pterodáctilo?

Confira cinco curiosidades desses bichinhos maravilhosos:

1. Mariposas não comem

Esses insetos se alimentam principalmente em sua fase larval. Quando se tornam adultas, a maioria das mariposas não precisa comer mais nada, já que sua função nessa etapa da vida – que dura poucos dias – é apenas acasalar e botar ovos. Algumas espécies, inclusive, nascem sem a boca! Para que perder tempo, não é mesmo?

Algumas mariposas não possuem nem mesmo bocas

2. Dom da camuflagem

Algumas espécies de mariposas conseguem ser extremamente ninjas. Elas podem imitar desde folhas e vespas a tarântulas e cocô de passarinho! Tudo para sobreviver mais tempo até achar o parceiro ideal, acasalar e botar ovos – pelo jeito, quando adultas, elas só pensam “naquilo”.

Essa mariposa se camufla de cocô de passarinho para evitar os predadores

3. Senso de olfato, mesmo sem nariz

Já falamos que algumas mariposas não possuem boca e agora também dizemos que elas não possuem narizes... Mesmo assim, o olfato delas é apuradíssimo. Através de suas antenas, algumas mariposas podem sentir um cheiro a até 10 km de distância! É o que faz o macho da mariposa-atlas para encontrar sua fêmea e... acasalar e ter filhotinhos.

Macho da mariposa-atlas pode sentir o cheiro da fêmea a 10 km de distância

4. Mariposas amam cerveja

Parece bizarro, mas é verdade. Biólogos da The Nature Conservancy até ensinam uma brincadeira: misture cerveja, açúcar mascavo e banana e “pinte” alguma árvore da região. À noite, ela vai estar cheia dessas bichinhas alcoólatras que ao invés de estarem se reproduzindo nos poucos dias de vida que possuem estarão lá se divertindo no “open bar”.

Ah... sua danadinha

5. Existem muito mais espécies de mariposas do que de borboletas

Apesar de serem “parentes”, existem cerca de nove vezes mais espécies de mariposas em comparação a borboletas. Para se ter uma ideia, há cerca de 160 mil espécies desses bichos voadores no mundo – bem mais que as 17,5 mil espécies de borboletas.

Algumas espécies de mariposas são bem bonitinhas

*Publicado em 7/7/2015

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: