Cães têm inteligência igual à de bebês; veja este e outros 13 fatos caninos

26/03/2018 às 04:313 min de leitura

1. Os cachorros são tão inteligentes quanto um bebê

Eles podem compreender até 250 palavras, alguns numerais e até mesmo cálculos matemáticos simples. Pesquisadores indicam que eles possuem uma inteligência igual à de uma criança de 2 anos de idade.

Inteligência semelhante à de um bebê

2. Cachorros não enxergam cores?

Esse é um mito bastante popular, mas, na verdade, os cães conseguem enxergar as cores muito suavemente. É bem parecida com a nossa visão durante o crepúsculo.

As fotos da esquerda são como os humanos enxergam, já as da direita são segundo a visão de um cachorro

3. Os Beatles gravaram um som para os cães

Na faixa “A Day in Life”, do quarteto de Liverpool, um apito em altíssima frequência foi inserido para homenagear um cachorro de Paul McCartney. Esse som, entretanto, não é audível pelos humanos.

Paul McCartney e Martha

4. Impressão “digital” na ponta do nariz

Assim como os seres humanos se distinguem uns dos outros através das impressões digitais, o mesmo ocorre com os cachorros: a diferença é que essa particularidade única está em seu nariz, que não possui semelhança com o de nenhum outro cão.

Cada cachorro possui seu próprio desenho na ponta do nariz

5. Cachorros não curtem abraços

Para os humanos e os primatas, o abraço é um sinal de afeto. Para os cães, entretanto, passar os braços por trás de seu pescoço mostra uma dominação, que é algo que eles dificilmente vão aceitar com tranquilidade.

A face do medo

6. Cães giram para dormir por instinto

Na natureza, os cachorros giravam em círculos antes de dormirem para achatar a grama e fazer uma espécie de caminha. Mesmo depois de domesticados, essa prática instintiva prevalece.

"Vou ter que caber"

7. Narizes poderosos

Além de ser sua “impressão digital”, o nariz dos cães é extremamente poderoso: enquanto os seres humanos possuem cerca de 5 milhões de células olfativas, acredita-se que os cachorros possam ter até 220 milhões! Por isso seu olfato é tão apurado.

"Que cheirinho bom. Comeu carne, é?"

8. O cão mais velho do mundo

Os cães vivem em média 15 anos, mas podem ultrapassar essa idade se forem bem cuidados. Um cachorrinho chamado Bluey, que ajudava seu dono a cuidar do gado na Austrália, chegou a impressionantes 29 anos!

Bluey nasceu em 1910

9. Cachorros podem farejar doenças

Com seu olfato apurado, os cães podem “diagnosticar” doenças como o câncer, o diabetes e a epilepsia. Estudos indicam que essa característica estaria no fato de eles conseguirem detectar o cheiro de proteínas anormais no corpo das pessoas doentes.

Cães podem detectar doenças ainda invisíveis

10. Cães metropolitanos

Para provar a inteligência de alguns cãezinhos, um estudo realizado em Moscou, na Rússia, provou que alguns vira-latas aprenderam a andar de metrô em busca de restos de alimento em lugares diferentes da cidade.

"Calma, gente! Só estou indo fazer um lanchinho"

11. Eles possuem três pálpebras

Além das pálpebras superiores e inferiores, os cachorros possuem outra pálpebra chamada de membrana nictitante, que mantém os olhos úmidos e livre de corpos estranhos.

Membrana protege os olhos dos cachorros

12. O excelente olfato compensa o péssimo paladar

Os cachorros diferenciam os alimentos através do cheiro, já que suas papilas gustativas são pouco desenvolvidas. Tanto é que os seres humanos possuem até cinco vezes mais papilas do que os cães.

Talvez seja por isso que os humanos não gostem da ração dos cachorros

13. Diversidade é sua marca maior

Os cachorros apresentam uma incrível diversidade tanto na forma quanto no tamanho de seus corpos. Para você ter uma ideia, os crânios de um collie e de um pequinês são tão diferentes entre si quanto as diferenças de crânio de um gato e uma morsa, por exemplo.

Diferença é extremamente visível

14. Cachorro fossilizado

O mais antigo fóssil de um cão domesticado data de 33 mil anos atrás e foi encontrado na Sibéria durante os anos 1970.

33 mil anos de parceria com os seres humanos

*Publicado em 31/8/2016

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: