7 fatos que você provavelmente ainda não conhecia sobre cachorros

29/04/2017 às 02:012 min de leitura

Você sabia que o convívio entre homens e cachorros já tem mais de 15 mil anos? E essa amizade é tão sincera que é comum acharmos que sabemos tudo a respeito do nosso animal de estimação favorito. Então talvez você se assuste com os fatos a seguir, mas acredite: a verdade é que você não sabe tudo – ainda – a respeito de cachorros.

1 – Cachorros têm doenças de humanos

Fonte da imagem: Reprodução/LiveScience

Você sabia que existem 6 milhões de cães no mundo diagnosticados com câncer? Além dessa grave doença, os bichinhos estão sujeitos também a outras patologias conhecidas por nós, como as relacionadas com funções neurais e paralisias musculares. O lado positivo disso é que muitos cachorros podem ser tratados com medicamentos usados em pessoas.

2 – Eles sabem pelo cheiro quando você está doente

Fonte da imagem: Reprodução/LiveScience

Seu cachorro vai provavelmente ser o primeiro a saber se você tiver alguma doença como câncer, diabetes ou epilepsia. Cientistas afirmam que cães podem ser treinados a detectar pelo cheiro cânceres como os de pulmão, pele e mama.

3 – Tão espertos quanto uma criança

Fonte da imagem: Reprodução/LiveScience

Cientistas apontam que cachorros têm a mesma inteligência de uma criança de 2 anos e podem aprender até 200 palavras. Na escala dos cachorros mais espertos, em uma ordem decrescente, estão: border collies, poodles, pastores alemães, golden retrievers e dobermans.

4 – Eles podem mesmo nos transmitir doenças

Fonte da imagem: Reprodução/LiveScience

Esqueça aquela história de que cachorros são mais limpos do que humanos. A questão nem é a limpeza propriamente dita, mas o fato de que algumas doenças típicas em cães, quando passadas para humanos, podem causar muito mal, como a raiva. Embora existam vacinas para várias dessas enfermidades, as bactérias presentes no seu cãozinho nem sempre serão inofensivas a você. É importante sempre lavar as mãos depois de brincar com o seu animalzinho.

5 – Cachorros são ciumentos

Fonte da imagem: Reprodução/LiveScience

Se seu cãozinho vir você agradando outro canino, pode se preparar para ter problemas. Ao que tudo indica, seu melhor amigo acha injusto que ele esteja sempre ao seu lado, aprenda todos os truques para conseguir as melhores recompensas e seja fiel enquanto você, humano, começa a falar com voz de criança diante do primeiro cachorro que vê pela rua.

Portanto, tenha cuidado com os elogios e agrados que faz a outro cão que não o seu. Nesses casos, é preciso dar carinho para ambos igualmente.

6 – Os caninos quase nunca se sentem culpados

Fonte da imagem: Reprodução/LiveScience

Se você já morreu de remorso após dar aquela bronca em seu cãozinho e ver o olhar triste que ele faz quando é repreendido, saiba que essa expressão nada tem a ver com culpa. Aparentemente, ela é apenas uma resposta à sua censura. Pesquisadores já descobriram, inclusive, que cachorros acusados injustamente de realizar uma “arte” têm olhares mais de piedade do que aqueles que são verdadeiramente culpados. Espertinhos!

7 – Ter um cachorro contribui para a sua vida social

Fonte da imagem: Reprodução/LiveScience

De acordo com uma pesquisa americana, passear na rua com um cachorro triplica o número de interações sociais que você pode desenvolver. O estudo revelou que, mesmo que você esteja malvestido e seu cachorro não esteja muito bem cuidado, as pessoas vão abordá-los na rua. E aí, o que você acha disso?

*Publicado em 15/5/2013

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: