Formigas podem inspirar robôs que se montam sozinhos [vídeo]
61
Compartilhamentos

Formigas podem inspirar robôs que se montam sozinhos [vídeo]

Último Vídeo

O New York Times recentemente publicou em seu canal do YouTube um incrível vídeo a respeito das formigas-lava-pés (aquelas pequenas e vermelhas cuja mordida dói bastante). A gravação discorre sobre a surpreendente capacidade que esses bichinhos têm de tempo fluir conjuntamente como um líquido viscoso e também de formar esferas sólidas elásticas.

“Para fluírem, elas ficam em movimento, se reposicionando no meio do grupo e agindo como um líquido denso. Já quando o agregado se esforçou para manter sua forma, as formigas se prenderam umas às outras, agindo como um sólido elástico – uma bola de borracha, por exemplo”, esclarece o jornal.

Segundo o vídeo, os estudos realizados com os insetos podem ajudar na criação de robôs que montam a si mesmos de pouco em pouco e no desenvolvimento de materiais com capacidades autorregenerativas. “Quando as formigas se transformam em uma ponte, elas conseguem reparar quaisquer quebras. Por que o concreto não pode fazer o mesmo?”, conclui o repórter James Gorman.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.