Você conhece a maior minhoca do mundo?

29/07/2019 às 05:001 min de leitura

Você já se deparou com um verdadeiro minhocão no seu caminho? Então, dê uma olhadinha nas imagens abaixo e tente imaginar. O bicho em questão é considerado a maior minhoca do mundo! A Megascolides australis vive em Gippsland, uma área ao sul da Austrália.

A também conhecida como minhoca-gigante-de-gippsland produz casulos de oito centímetros que podem demorar até 14 meses pra eclodir. Os filhotes já nascem com cerca de 17 centímetros de comprimento e levam cerca de cinco anos para alcançar seu tamanho máximo.

Fonte da imagem: Reprodução/Neatorama

Recentemente, foi capturado um exemplar medindo quase 80 centímetros de comprimento e com uma polegada de espessura. Porém, a espécie pode ter exemplares de até 3,30 metros!

Inofensiva

Fonte da imagem: Reprodução/Neatorama

A minhoca gigante pode até botar medo por sua aparência de cobra, mas ela é inofensiva. Além disso, elas são muito difíceis de serem encontradas ou aparecerem em algum lugar, passando a maior parte de suas vidas escondidas no subsolo. As suas tocas não são muito profundas, sendo cerca de um a um metro e meio abaixo da superfície.

Elas só realmente aparecem quando o seu habitat é afetado. Às vezes, as fortes chuvas encharcam demais o solo e obrigam-nas a emergir da terra. Algumas vezes também é possível encontrá-las onde houve deslizamento de terra ou desabamento. Esses baitas minhocões também são muito frágeis e uma manipulação humana brusca pode facilmente esmagá-los e matá-los.

Fonte da imagem: Reprodução/Neatorama

Apesar de seu tamanho grande, a população das minhocas gigantes de Gippsland é muito pequena. As principais causas são a perda frequente de seu habitat, juntamente com uma baixa taxa de reprodução. Por essas razões, estas minhocas foram consideradas "vulneráveis" pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza.

*Publicado originalmente em 14/01/2014.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: