Se não tosarmos as ovelhas, quando é que a lã para de crescer?

12/07/2014 às 03:062 min de leitura

A imagem acima foi divulgada recentemente pelo portal Modern Farmer e, com ela, uma dúvida ficou no ar: o que será que acontece se uma ovelha nunca for tosada? Será que sua lã crescerá para sempre? Nós vamos entender mais sobre ovelhas e suas lãs graças à ovelha da imagem acima, que atende pelo nome de Shrek.

De acordo com John Perriam, dono do animal, Shrek foi encontrado por ele em 2004, e parecia “alguma criatura bíblica”. À época Shrek foi tosado e a lã retirada da ovelha rebelde serviu para fazer 20 trajes masculinos. Isso mesmo! Vinte. Será que isso seria uma prova do princípio bizarro de que a lã das ovelhas nunca para de crescer?

De acordo com Dave Thomas, responsável pelos estudos sobre ovelhas na Universidade de Wisconsin, a resposta para a pergunta acima é afirmativa. Segundo ele, a explicação para isso está na evolução das ovelhas domésticas. Thomas explica que as ovelhas primitivas passavam por um processo de troca de lã todos os anos, mas a maioria das ovelhas de hoje já não passa por essa troca naturalmente. Shrek que o diga!

Modern Farmer

Ainda assim, o caso da ovelha cabeluda da imagem acima não é comum, já que esses animais são tosados regularmente e é raro encontrar ovelhas selvagens como Shrek. Thomas acredita que, para chegar à quantidade de lã de Shrek a lã de uma ovelha precisa ser cultivada por dois ou três anos.

Vale lembrar que esse excesso de lã não é saudável para os animais, principalmente durante o verão. Outro problema que a quantidade imensa de lã pode ocasionar tem relação com a mobilidade do animal que, devido ao peso, pode não conseguir rolar e se levantar caso caia. Em casos extremos, ovelhas com muita lã podem morrer.

Segundo o pesquisador, toda ovelha precisa ser tosada, mesmo que elas demonstrem irritação durante o processo. Thomas explica que os animais mais novos são um pouco mais ariscos na hora de extrair a lã, mas que isso muda conforme envelhecem. “É como ir ao dentista”, brinca ele. E aí, você já tinha visto uma ovelha com tanta lã assim?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: