Vídeo raro mostra baleia jubarte acordando de uma soneca

15/10/2014 às 10:581 min de leitura

As baleias jubarte são os mamíferos que viajam as maiores distâncias do planeta, sendo capazes de se deslocar quase cinco mil quilômetros por ano, como parte de sua migração anual.

Mas todo esse exercício de natação e mergulho pode deixar as baleias um tanto cansadas, merecendo alguns cochilos. E um desses momentos de descanso foi flagrado pelas câmeras, conforme foi divulgado no site The Dodo.

As imagens foram feitas pelo pesquisador Kieran Bown, que estava em uma expedição no Mar do Caribe no início deste ano, quando ele e seu grupo avistaram a cauda de uma baleia jubarte saindo da superfície. No início, eles temiam que o animal imóvel poderia estar ferido ou morto, mas quando eles chegaram mais perto, ficou claro que a baleia estava sim mortinha, mas de sono!

"A jubarte estava dormindo verticalmente com a cauda para fora da água. Como o animal estava tão relaxado, a sua cauda foi para cima agindo como uma espécie de estabilizador na superfície. A baleia estava completamente em paz na água e permaneceu em silêncio, quando conseguimos nos aproximar e observar o gigante", contou Kieran Bown.

Bown, equipado com uma câmera GoPro, decidiu entrar na água para obter um melhor olhar da baleia cochilando. Por cerca de dez minutos, a jubarte continuou a simplesmente flutuar com o rabo para cima sem mover um músculo, até que finalmente ela acordou para tomar um fôlego.

Foi só então que a baleia sonolenta percebeu que estava sendo observada. "A baleia estava subindo para respirar, com um ligeiro movimento. Eu congelei exatamente onde estava, eu nunca tinha sido abordado por uma baleia antes, só as observava enquanto nadavam”, disse Bown.

Mas, aparentemente, apesar dos olhares de alguns pequenos humanos, isso não foi suficiente para perturbá-la de descansar um pouco mais. Depois de algumas respirações profundas na superfície, a baleia retomou sua posição e, presumivelmente, voltou a dormir.  "Foi uma experiência que todos nós jamais vamos esquecer", disse o pesquisador.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: