Conheça o peixe que pode engolir presas muitas vezes maiores do que ele
223
Compartilhamentos

Conheça o peixe que pode engolir presas muitas vezes maiores do que ele

Último Vídeo

Comer muito! Essa é a vontade de todo mundo, afinal poucas coisas são melhores do que isso. Mas os cuidados com a saúde e a estética fazem com que a gente acabe maneirando na hora de ingerir alimentos compulsivamente. Porém, no reino animal, existem aqueles bichos que acabam se alimentando mais do que realmente deveriam.

É o caso do Black Swallower (ou “engolidor negro”, em tradução literal). Esse estranho peixe é bem pequeno e dificilmente passa dos 10 centímetros de comprimento. Porém, isso não faz dele um animal inofensivo. Pelo contrário, os peixes maiores precisam tomar cuidado, já que ele pode ingerir até 10 vezes a sua própria massa. E isso é bem verdade.

Realmente assustador

Quem olha esse peixe assim, depois de ele se alimentar, pode ter algum tipo de repulsa, aflição ou até mesmo curiosidade, mas, que é realmente estranho, isso não tem como negar. O que chama bastante atenção é o tamanho do estômago do animal, que se dilata e o permite comer presas duas vezes maiores do que ele. E o bicho não pensa duas vezes.

Por causa dessa capacidade assustadora, ele é conhecido como “o grande engolidor”. Não precisa explicar o motivo, não é? O peixe também tem uma cara assustadora, possuindo dentes muito afiados. Quase ninguém dá importância para ele, mas, como a maioria dos seres do fundo do mar, esse “peixinho” pode realmente surpreender.

Onde é possível encontrá-lo

Muita gente provavelmente nunca ouviu falar nesse peixe e está se espantando com os fatos e imagens. O motivo é que ele vive nas regiões mais escuras e profundas dos oceanos, sendo muito difícil a captura de imagens e informações. O Black Swallower tem preferência pelas águas tropicais e subtropicais a uma profundidade de 700 a 2.750 metros.

A alimentação do Black Swallower

O modo como eles se alimentam também é um fato muito curioso. Alguns pesquisadores estudaram a espécie, mas não conseguiram chegar a um acordo comum. Porém, eles suspeitam que o peixe coma suas presas começando pela cauda, subindo até que toda a vítima fique alojada no seu estômago — nessa altura do campeonato, completamente dilatado.

Porém, comer demais faz mal para qualquer um, tanto para o bicho humano como para o bicho peixe. A maioria das informações conhecidas até então foram obtidas através de engolidores encontrados na superfície do oceano, mortos depois de ingerir uma refeição que era grande demais, passando do limite suportado pelo próprio corpo.

O que acontece é que a refeição acaba se decompondo muito rapidamente no estômago do predador e libera gases dentro do corpo do pequeno peixe. Isso faz com que o Black Swallower suba para a superfície e morra logo em seguida. Por isso, acredite quando as pessoas dizem que comer demais pode acabar matando. Esse peixe é exemplo disso.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.