Cães na Rússia ajudam policiais a descobrirem carros com placas violadas

15/12/2014 às 08:062 min de leitura

Os infratores de trânsito estão por todas as partes: em seu bairro, em sua cidade, em nosso país, enfim, sempre existirá um espertinho querendo tirar vantagem em qualquer lugar do mundo em que você esteja. E eles fazem de tudo para burlar as regras, enganar guardas de trânsito e fugir dos radares que normalmente estão em todas as esquinas.

Se isso ocorre em todo o planeta, é claro que na Rússia não é diferente. Aliás, uma prática é muito comum por lá: encobrir as placas para que multas de estacionamento indevido não sejam aplicadas. A polícia russa estava tendo muito trabalho para descobrir quais veículos estavam praticando a infração, até que alguém teve uma ideia de gênio.

Ela é boa pra cachorro

Um dos principais problemas que as autoridades de trânsito na Rússia estavam enfrentando eram os constantes conflitos com os proprietários de automóveis, que discutiam com os policiais, argumentavam e até queriam partir para a briga. Então, por que não treinar cães para executar essa tarefa? É claro que a ideia não foi rejeitada e deu muito certo.

Durante algum tempo, uma linda cadelinha chamada Casey foi ensinada para deixar as placas dos automóveis totalmente "limpas", livres de qualquer objeto como plástico, papel ou CDs que dificultasse a visualização total dos números. Ela se saiu muito bem, cumprindo brilhantemente a tarefa. Então, foi levada para as ruas e não deixou nada a desejar.

A escolha de um cachorro (ou melhor, uma cachorra) para esse fim é que foi constatado que as pessoas não têm coragem de brigar quando um animal foi quem executou a tarefa. Uns porque têm medo, outros porque se derretem diante da imagem do cão. Além disso, os bichos, quando treinados, são muito mais rápidos para detectar as placas que são violadas.

Prontos para o trabalho

Atualmente, somente Casey e outro cachorro é quem executam a tarefa pelas ruas. Porém, a Deptransa (autoridade russa responsável pelo trânsito) desenvolveu o software Training Center Dog MIA e 10 novos cães estão sendo treinados em todo o país. Para 2015, todos eles já devem estar ajudando os policiais a tirar os objetos das placas.

Assim que uma câmera detecta um automóvel com placa encoberta, uma autoridade é avisada e ela se encarrega de levar o cachorro até lá. O policial não toca em nada, é o próprio animal que vai retirar o objeto que está caracterizando a violação. E isso não é tudo: o bicho vai jogar tudo no lixo, como um bom cidadão educado! Quem é que tem coragem de ser um infrator agora?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: