Você sabe para que servem as listras das zebras?

19/01/2015 às 08:092 min de leitura

Ah, as zebras... Esses animais tão misteriosos e tão interessantes! Desde pequenos, nos perguntamos se elas são brancas com listras pretas ou pretas com listras brancas. Segundo o biólogo da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, Guilherme Domenichelli, não há dúvidas de que elas são animais claros com listras escuras. Esclarecido!

Mas há outra dúvida que paira sobre a cabeça dos mais curiosos: qual é a finalidade dessas listras nesses animais? Por que nenhum outro é listrado, sendo somente a zebra com o pelo desse jeito? Essa é uma pergunta que intriga não somente aos leigos, mas até cientistas e pesquisadores, que ainda não conseguiram chegar a um consenso.

Alguns cientistas acham que essa evolução aconteceu para que as zebras pudessem escapar dos predadores. Outros sustentam a teoria de que seria para evitar picadas de moscas transmissoras de doenças. Também tem aqueles que afirmam que as listras servem para controlar o calor do corpo do animal em áreas de grandes temperaturas.

A verdade é que muitas pesquisas e estudos já foram feitos, mas nenhuma delas conseguiu chegar a um consenso e afirmar, com absoluta certeza, a utilidade das listras negras desses bichos. Enquanto isso, a curiosidade ainda persiste e a gente vai se alimentando as informações dadas por pesquisadores ao redor do mundo.

A espessura das listras

Você sabia que a espessura e definição das listras dizem muito sobre o animal? Quem afirma isso são pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA). Eles analisaram 29 tipos de zebras diferentes e descobriram, por exemplo, que as zebras que vivem nas planícies do sul — regiões mais frias — tendem a ter listras mais finas e menos definidas.

Já aquelas que vivem em regiões mais quentes, como na África, possuem listras mais grossas e mais definidas se comparadas às zebras do sul. E por que isso acontece? Entra aí a teoria de que as listras servem para controlar a temperatura do corpo do animal, mantendo-o resfriado sob o sol escaldante das planícies.

É que as zebras têm digestão muito lenta e precisar passam um bom tempo digerindo os alimentos, mesmo embaixo do sol do meio-dia. Então, as listras negras servem para manter o corpo delas um pouco mais frio. Esse problema de digestão é típico das zebras e de outros membros da família dos cavalos, além de mamíferos que vivem em planícies.

Uns acham que não é bem assim...

Embora essa seja a versão mais plausível entre a maioria dos cientistas, alguns ainda discordam e sustentam a teoria de que as listras ajudam as zebras a livrarem-se de moscas que são portadoras de doenças. Embora os pesquisadores ainda não saibam, esses insetos tendem a procurar superfícies mais claras, afastando-se das partes escuras do animal.

Já outros afirmam que essas listras servem como uma camuflagem no corpo da zebra, permitindo que elas escapem dos predadores. E tem aqueles, também, que concordam que elas podem ter várias utilidades, como o controle do calor do corpo nas partes traseiras e evitar a picada de moscas nas patas. É claro que isso ainda precisa ser muito estudado.

Listras diferentes

Existe um animal da família dos cavalos chamado Quagga, muito parecido com a zebra. Há muitos anos, existia uma grande quantidade deles, mas foram extintos e hoje apenas um pequeno número vive na África do Sul. Nesses bichos, as listras são mais tênues e se formam de maneira muito diferente, claras na traseira e mais fortes na parte da frente.

De acordo com o que Brenda Larison — co-autora de uma nova pesquisa — disse para o LiveScience, são essas listras únicas que fazem da zebra esse animal tão carismático e de tanta popularidade por parte do público em geral. Ela espera que esse estudo desperte o interesse das pessoas e ajude a inspirar a próxima geração de jovens cientistas.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: