Aprenda aqui como dizer “olá” na linguagem dos chimpanzés
24
Compartilhamentos

Aprenda aqui como dizer “olá” na linguagem dos chimpanzés

Último Vídeo

É óbvio que os animais conseguem se comunicar entre si, mesmo que a gente não consiga compreender essa comunicação. Quantas vezes, durante uma visita ao jardim zoológico ou assistindo a um documentário, você já se perguntou como é essa linguagem dos bichos? Tem gente, como a maioria de nós, que só imagina. Outras vão e fazem.

É o caso do professor Tetsuro Matsuzawa. Ele, que também é pesquisador e zoólogo do Instituto de Pesquisa de Primatas da Universidade de Kyoto, no Japão, desde sempre teve essa curiosidade, então passou a estudar arduamente sobre os chimpanzés e, mais tarde, começou a interagir com os animais. O resultado foi impressionante.

"Chimpanzês"

Depois de passar um tempo estudando, cuidando e sendo amigo do chimpanzé Aye (que significa "amor" em japonês), o professor Matsuzawa desenvolveu habilidades de se comunicar com os primatas. Hoje, ele é capaz de compreender os elementos básicos dessa linguagem e sabe até mesmo como dizer "olá" para um deles.

Ele ressalta que estudar essa comunicação não é como aprender qualquer outro idioma e existem dificuldades bastante complexas. Porém, se você quer ir a um zoológico e saudar um chimpanzé, vale a pena praticar bastante o cumprimento, já que você corre o sério risco de insultar o animal caso não tenha a pronúncia correta.

O programa Amazing Animals, do BBC Earth, fez uma matéria com o professor e, no vídeo, ele mostra como você pode cumprimentar um chimpanzé da maneira certa. Então, assista, pratique (mas pratique muito) e teste as suas habilidades. Muita gente pode ter o talento de Matsuzawa e ainda não se deu conta isso.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.