publicidade

Camelo ou dromedário? 5 fatos curiosos a respeito dos imensos bichos

04/07/2019 às 08:422 min de leitura

Como já diziam os Mamonas Assassinas, "no mundo animal, tem uns bicho interessante". O camelo e o dromedário com certeza estão inseridos nesse contexto, e, por isso, separamos cinco fatos bem curiosos a respeito desses grandes habitantes do deserto.

1. Camelo tem duas corcovas; dromedário – que também é camelo – tem uma só

A dúvida mais recorrente quando se vê um camelo ou um dromedário é definir de qual espécie o bicho observado é. Mas você sabia que existem apenas esses dois tipos de camelos?

O dromedário também é conhecido como camelo-árabe, enquanto o camelo (de duas corcovas) é chamado de camelo-bactriano. Os bactrianos são ameaçados de extinção, com cerca de 950 ainda vivos, e também são os únicos que ainda podem ser encontrados "selvagens", principalmente na China e na Mongólia.

2. Nascido para encarar o deserto

O contexto mais popular onde os camelos são encontrados é, sem dúvida, o deserto. E o bichão é totalmente adaptado para esse ambiente: eles têm três pálpebras e dois conjuntos de cílios para manter os olhos livres de poeira e areia e lábios grossos que permitem que comam plantas com espinhos e eles podem inclusive fechar as narinas para não respirar areia.

Além disso, para manter todo aquele corpão sem afundar na areia, as patas são naturalmente grandes e achatadas. E também são a origem de um termo de gosto bem duvidoso.

3. A corcova não tem água: tem gordura

Muita gente acha que a corcova do camelo funciona como uma "mochila" para armazenar água – existe inclusive um acessório desse para nós, humanos, que se chama "camelback", inspirado no bicho. Na verdade, o que existe dentro da imensa massa é gordura.

Isso acontece também porque, ao concentrar a gordura em um local, o camelo não precisa ter o corpo todo coberto por algo que seguraria o calor.

4. Coleta expressa de água

Um camelo com pressa é capaz de beber mais de 100 litros de água em 13 minutos. Por essas e outras ele é o mamífero com maior capacidade no mundo de se reidratar.

5. Camelos são... deliciosos?

Apesar de serem mais conhecidos por serem um ótimo meio de transporte no deserto, os camelos já foram fonte de leite e carne durante muito tempo. O leite de camelo é extremamente nutritivo, contendo até 10 vezes mais ferro e três vezes mais vitamina C do que o leite bovino.

E a boa notícia para quem tem intolerância a lactose: o leite de camelo tem níveis baixíssimos da substância, possibilitando seu consumo por quem não consegue digeri-la.

*Publicado em 17/07/2015

Fonte

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: