Por que os gatos adoram derrubar os objetos que estão sobre a mesa?

15/01/2019 às 05:001 min de leitura

Gatos adoram derrubar as coisas. Todo dono de gato sabe que é fundamental não deixar objetos de valor na beirada de mesas ou estantes, já que o chão é o destino certo de tudo isso. Mas por que será que os bichanos possuem esse comportamento?

Se você acha que eles fazem isso para chamar a atenção, você está certo – mas apenas em parte. De acordo com a veterinária Ellen Whiteley, muitas vezes os gatos realmente fazem isso por esse motivo ou por se sentirem entediados com a vida. Sem contar que a traquinagem também pode ser resultado da sua barriguinha roncando.

Então, antes de sair brigando com o coitado do bichinho, veja se o problema não é o seu próprio comportamento. Confira se você o está alimentando corretamente e também se o seu gatinho possui distrações suficientes para não brincar com os seus objetos – afinal, se ele derrubar o seu celular, o prejuízo pode ser bem grande.

Ops, caiu!

Instinto animal

Porém, nem sempre o gato derruba as coisas para chamar a atenção. A Dra. Ellen explica que, algumas vezes, isso faz parte da natureza do felino. “Os instintos do seu gato lhe dizem que o peso de papel ou algum outro objeto sobre a mesa poderiam ser um rato. Ao cutucá-lo com a sua pata, ele está enviando um estímulo à possível "presa", que sairia correndo e transformaria o cotidiano do gato em uma divertida caçada (e, possivelmente, daria um bom almoço)”, diz a veterinária.

Ou seja, para resumir: forneça brinquedos para o seu filhote para que ele não resolva brincar com as suas próprias coisas e certifique-se de que ele esteja bem alimentado. Afinal, como já dizia aquela música dos Titãs: “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”. E os gatinhos merecem a mesma coisa!

*Publicado originalmente em 7/12/2015

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: