Técnica promete acabar com a agonia de seu cão nas festas de fim de ano

13/12/2016 às 13:002 min de leitura

Ah, o final de ano, período de festas com muitas comemorações, muita bebida, comida e outras coisas, como o show de fogos de artifício… Quem não gosta? Bem, nem todos realmente se sentem à vontade com os estouros e explosões dessa época. Você inclusive já deve saber de quem estamos falando: dos nossos cães.

Nós já publicamos, aqui no Mega Curioso, dicas de como acalmar o seu cachorro em dias de festas, que você pode conferir clicando aqui. Com certeza elas são muito úteis, mas há uma técnica que vem sendo divulgada na internet que promete ajudar ainda mais os seus bichinhos a passarem um final de ano tranquilos.

A tellinton touch, como é chamada, consiste em amenizar o sofrimento dos animais com ajuda de um pano, que deve ser enrolado no corpo dos cães de maneira estratégica. O intuito é que as faixas pressionem e estimulem toda a circulação sanguínea do corpo do animal, suavizando principalmente as tensões nas regiões traseiras, patas e orelhas. Isso tende a diminuir a irritabilidade dos animais, pois se sabe que os que sentem medo de estouros e explosões também possuem grande sensibilidade nesses locais. Veja como fazer na figura abaixo:

Mas será que essa técnica realmente funciona?

Há quem diga que sim

Segundo uma publicação do Guia SOS Solteiros, a pequena pressão exercida pelo pano ativa o sistema nervoso autônomo dos animais. Com isso, a informação sensitiva é enviada ao cérebro e faz com que os cães se acalmem. O segredo é que o físico e o psicológico entram em harmonia e deixam os pets mais seguros para enfrentar momentos como os das festas, que lhes causam enorme pavor.

Segundo a bióloga com foco em psicologia e especializada em comportamento animal da empresa Ethos Animal Helena Truksa, os cães tendem a se sentir melhores porque lugares pequenos e apertados lhes dão mais segurança. As faixas presas ao corpo e os produtos fabricados para esse fim proporcionam exatamente essa sensação.

No entanto a médica ressalta que essa alternativa não pode ser considerada a grande saída para a aflição dos animais. Ela lembra que há uma variação de cada bicho com relação aos níveis de seus medos e inseguranças, por isso, não há garantias de que a técnica vá funcionar em todos os casos.

Outra visão defende que não

O médico veterinário e diretor técnico da empresa Health for Pet José Roberto Souza Ribeiro, em entrevista ao portal R7 Mulher, afirmou que não acredita que a técnica realmente funcione. Ele argumenta que o pano segura o animal e por isso evita que fique pulando. No entanto, nada disso serviria para realmente acalmar o cão.

Ribeiro defende que o resultado do pano enrolado no corpo do cachorro é apenas melhor para o dono, que não vê a agonia do animal. Enquanto o bicho permanece parado, parecendo calmo, na verdade continua aflito.

E você, já conhecia a técnica? Já usou no seu animal de estimação? Como foi? Não deixe de relatar como foi essa experiência nos comentários.

Como você costuma evitar que seu cãozinho sofra durante o período de festas? Compartilhe as suas dicas no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: