Você acredita que seu cachorro possa sonhar durante o sono?

20/06/2019 às 18:422 min de leitura

Quem tem cachorro já percebeu sinais de quando ele está sonhando: suas pernas tremem, ele solta gemidos e a cauda fica abanando. Mas você já parou para se perguntar sobre o que o cãozinho estaria sonhando? Seria com a cadelinha do vizinho? Seria com um pedaço enorme de linguiça? Seria com uma perseguição sem fim contra o monstro chamado Roda de Carro?

Sim! Seria com tudo isso e mais um pouco! Ao menos é nisso que acreditam os cientistas: os cachorros sonham exatamente como os humanos, sendo bastante influenciados pelas situações vividas no dia a dia. Por isso, se algo o tirou da rotina como uma cachorra “dando mole” para ele no portão, é possível que ele sonhe com isso.

Para ilustrar essa teoria, cientistas fizeram testes com ratos: enquanto os bichinhos estavam acordados, eles correram por uma pista de exercício com o cérebro sendo monitorado; à noite, enquanto dormiam, o cérebro foi novamente mapeado e os neurônios ativos durante o dia eram os mesmos em atividade durante o sono.

Assim como os humanos, os cachorros podem sonhar com o seu dia a dia

Diferentes espécies, mesmo padrão de sonho

A pesquisa com ratos levou os cientistas a acreditarem que os mamíferos possuem padrões semelhantes de sono – e isso nos inclui. Atividades realizadas durante o dia podem criar reflexos neurais noturnos que produzem os sonhos, por isso é muito provável que eles também sonhem com situações corriqueiras.

“Ninguém sabia ao certo se e como os animais sonhavam, mas os estudos mostraram que eventos diurnos podem se ‘repetir’ à noite, durante o sono”, explicou Matthew Wilson, do Centro de Aprendizagem e Memória do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. “Mas Mega Curioso, a pesquisa foi feita com ratos, e não com cachorros”, você deve estar se perguntando... Calma lá! Vamos por partes!

Bem, segundo Wilson, apesar de o cérebro canino ser muito mais complexo do que o de um ratinho, o padrão de funcionamento durante o sono se assemelha bastante entre várias espécies. Por isso, é possível concluir que seu cão sonha, sim, com um pedaço de bife que você deu a ele no almoço.

Felicidade canina

Pesadelos

Nos cachorros, o sono REM acontece em cerca de 20 minutos. Nessa hora o animal começa a se contorcer e pode fazer ruídos. Isso é um indicativo claro de que ele está sonhando com alguma coisa. Se você olha por baixo das pálpebras do cão, verá que seus olhos estão se mexendo. “Ele está ‘olhando’ para as imagens do sonho como se fossem reais”, explica Stanley Corey, autor de diversos livros sobre o comportamento canino.

O escritor ainda afirma que o tamanho dos sonhos é inversamente proporcional ao tamanho do cachorro. Os cães menores sonham com maior frequência, mas seus sonos são mais curtos. Já os animais maiores sonham menos e dormem mais. Além disso, assim como você, seus cães também podem ter pesadelos e outros distúrbios do sono, como a narcolepsia.

Deu ruim

***

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: