Casa de repouso cria ambiente retrô para pacientes com Alzheimer

22/07/2019 às 12:001 min de leitura

Um dos sintomas mais marcantes e tristes da Doença de Alzheimer é o fato de que, com o passar do tempo, a pessoa vai perdendo a memória, e isso também acontece com pacientes que desenvolvem outros tipos de demência. Nessas situações, é bastante comum que a pessoa se esqueça principalmente das situações mais recentes, mas se lembre do que viveu há décadas.

Foi pensando exatamente nisso que uma casa de repouso de Ohio, nos EUA, resolveu criar um espaço completamente retrô, com construções, decoração e um clima capaz de fazer com que as pessoas se sentissem nos anos de 1940.

A área da nostalgia foi construída para agradar aos moradores que hoje estão com na casa dos seus 90 anos de idade – nessa área, no entanto, eles têm a impressão de que voltaram realmente aos seus 20 anos de idade, época da qual têm muitas memórias.

Diferencial e tanto

Galeria 1

As instalações contam com varandas típicas da época, cadeiras de balanço, postes de ferro e até mesmo alto-falantes que reproduzem o canto dos pássaros. Além disso, até mesmo as questões referentes à pintura foram pensadas de modo que não fossem apenas uma característica retrô, mas também terapêutica. Os pacientes contam, ainda, com um campo de golpe, um salão de beleza e até uma pequena cachoeira.

Todo esse trabalho foi planejado para que pacientes com a Doença de Alzheimer se sintam menos angustiados, já que frequentemente têm a sensação de que estão vivendo em um lugar errado, estranho, ainda que estejam em suas próprias casas. Infelizmente, cerca de 1,2 milhão de pessoas têm a doença apenas no Brasil – nos EUA, esse número sobe para 5,1 milhões.

Jean Makesh, terapeuta ocupacional e um dos responsáveis pelo projeto, afirma que a ideia era oferecer um cuidado extra a esses pacientes, com ainda mais atenção aos detalhes, para que a sensação de estranhamento que eles possam ter em relação a lugares novos seja diminuída e, dessa maneira, eles consigam ter mais tranquilidade. O que você achou da ideia?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: