As primeiras fotos feitas em 12 cidades ao redor do mundo

27/07/2017 às 14:422 min de leitura

1. Houston – EUA

Nesta foto de 1856, feita na altura do nº 300 da Main Street, mostra construções com fachadas de madeira que se incendiaram logo depois. Em 1866, edificações de alvenaria já modificavam a paisagem – e algumas permanecem em pé até hoje!

2. Rio de Janeiro – Brasil

O francês Louis Comte tirou uma foto do Paço Imperial em janeiro de 1840, sendo a primeira foto registrada na América do Sul! Ela é importante para a história da fotografia por ser uma das mais antigas a unir pessoas e animais em um logradouro público com bastante nitidez. Em 2016, um monumento na Praça XV foi inaugurado para homenagear essa imagem.

3. Londres – Inglaterra

O daguerrótipo foi inventado em 1838 dando origem ao mundo das fotografias. No ano seguinte, Antoine Claudet, um discípulo de Louis Daguerre, registrou a primeira imagem de Londres. O destaque é o Monumento ao Grande Incêndio, inaugurado em 1677 para relembrar uma tragédia acontecida 11 anos antes.

4. Boston – EUA

A primeira foto feita acima dos 600 metros de altura foi da cidade de Boston – sendo esta, também, seu registro mais antigo. Ela foi tirada por James Wallace Black em 1860 à bordo de um balão de ar.

5. Recife – Brasil

O norte-americano Charles DeForest Fredricks foi um dos primeiros apaixonados pela fotografia a realizar um extenso trabalho pela América do Sul. Ele trabalhava com máquinas daguerrótipos e fez o registro mais antigo de Recife em 1851.

6. Jerusalém – Israel

O francês Joseph-Philibert Girault de Prangey fez uma extensa viagem pela Itália, pelo Oriente Médio e por outros países do Mediterrâneo registrando mais de 900 fotos entre 1841 e 1844, como esta de Jerusalém feita perto do fim da viagem. Elas ficaram armazenadas em sua casa até 1920, quando vieram a público.

7. Toronto – Canadá

Esta imagem de 1856 mostra a King Street West e foi feita do topo de um hotel localizado nessa rua. O registro supostamente serviu para tentar qualificar a cidade como a futura sede da capital do país – algo que nunca se concretizou.

8. Tóquio – Japão

Felipe Beato, um fotógrafo italiano, subiu a colina Atagoyama para fazer esse registro da capital japonesa em algum momento entre os anos de 1865 e 1866.

9. Sydney – Austrália

O fotógrafo Robert Hunt registrou um pedaço da rua Macquarie em 1855.

10. Los Angeles – EUA

O centro de Los Angeles como era no ano de 1860 ficou registrado nesta foto, que mostra a Plaza Church. No centro dessa praça, ficava o primeiro reservatório de água da cidade.

11. Paris – França

Um dos primeiros registros de Louis Daguerre, o inventor do daguerrétipo, foi esta imagem da capital francesa feita em 1838. Nessa época, a exposição durava muito tempo – acreditasse que Daguerre levou 10 minutos neste registro. Alguns carros e pessoas passaram pela rua no momento, mas por estarem em movimento não ficaram registradas. Ao contrário do homem no canto inferior esquerdo, que supostamente é o primeiro ser humano eternizado em uma fotografia.

12. Agra – Índia

O famoso Taj Mahal fica em Agra, mas a primeira foto feita na cidade, em 1855, mostrava o Forte Moti Masjid.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: