Diane Özdamar é uma fotógrafa com um objetivo peculiar: basicamente, ela queria fazer com que as pessoas parassem de enxergar ratos como criaturas asquerosas e dignas de nojo.

Apaixonada por esses bichinhos desde sempre, ela resolveu colocá-los em cenários e situações com muita fofura. Tudo isso para nos lembrar de que ratos são criaturas inteligentes que, assim como nós, valorizam a companhia de bons amigos e que, ao contrário do senso comum, são criaturas limpinhas.

Os ratos fotografados são animais de estimação da própria fotógrafa e de alguns de seus amigos. Para mostrar melhor a personalidade de cada um, ela criou combinações bonitas com acessórios e cores diversas. A ideia toda surgiu quando ela começou a abrigar ratos de estimação que eram abandonados por seus donos.

“Encontrar uma casa para um rato não é uma tarefa fácil já que eles sofrem com uma reputação muito ruim e eu tive que fazer com que suas personalidades fofas ficassem em evidência para que as pessoas considerassem adotá-los”, explicou ela, em declaração publicada no My Modern Met. Veja as fotos a seguir e nos diga se você também acha que Özdamar fez um ótimo trabalho: