Coloriram uma porção de fotos antigas de guerra — e o resultado é incrível!

05/01/2018 às 11:073 min de leitura

As imagens que você vai ver a seguir consistem em antigos retratos de guerra — incluindo da Guerra de Secessão dos EUA, da Primeira e da Segunda Guerra Mundial — que foram minuciosa e pacientemente colorizados por um talentoso romeno chamado Jecinci.

De acordo Damian Lucjan, do site War History Online, Jecinci é um arquiteto e designer especializado em imagens 3D que, há cerca de dois anos, encontrou por acaso um tutorial no YouTube que ensinava a colorir fotos antigas. Pois, de lá para cá, o que foi um achado fortuito acabou se transformando em hobby — e o cara se tornou bem bom na brincadeira! Dê só uma olhada:

1 – Soldado finlandês

Soldado finlandês(War History Online/Jecinci)

A imagem acima, que retrata um soldado assistindo a uma cidade queimar, provavelmente foi registrada durante a Segunda Guerra Russo-Finlandesa — que foi um conflito travado entre a Finlândia e a Rússia entre junho de 1941 e setembro de 1944, na 2ª Guerra Mundial.

2 – Militar condecorado

Wilson Douglas Watson(War History Online/Jecinci)

O homem do retrato é o soldado norte-americano Wilson Douglas Watson — que foi condecorado com uma medalha de honra por sua participação em Iwo Jima durante a Segunda Guerra Mundial.

3 – Lança-chamas

Lança chamas(War History Online/Jecinci)

Outra foto que mostra um soldado finlandês em ação. Ela foi capturada por Aunus Carelia em março de 1943, durante a Segunda Guerra Russo-Finlandesa.

4 – Pronto para decolar

Douglas Dakota(War History Online/Jecinci)

Na imagem acima, uma aeronave Douglas C-47 Skytrain — mais conhecida como “Douglas Dakota” — aguardando o embarque da tripulação em Gibraltar para sair em missão até o Reino Unido.

5 – Caça em chamas

Caça de guerra em chamas(War History Online/Jecinci)

Acima, um Grumman F6F Hellcat de fabricação norte-americana ardendo sobre o porta-aviões USS Lexington em fevereiro de 1945.

6 – General Saltador

General James M Gavin(War History Online/Jecinci)

Posando para a câmera, vemos o norte-americano James M. Gavin, o mais jovem major-general no comando de uma divisão durante a Segunda Guerra Mundial. E de onde surgiu o apelido “General Saltador”? Gavin costumava saltar de paraquedas junto com seus homens — em vez de apenas dar ordens.

7 – Caça abatido

Caça abatido na Bélgica(War History Online/Jecinci)

Registrada em maio de 1940, a imagem mostra soldados passando por um caça abatido durante um bombardeio a uma cidade na Bélgica.

8 – Trabalho em equipe

Trabalho em equipe(War History Online/Jecinci)

Não existem informações sobre quando, exatamente, a foto acima foi clicada, mas ela mostra um time de soldados trabalhando em equipe para arrastar uma pesada arma sobre um monte de lama.

9 – Alerta

Propaganda de guerra(War History Online/Jecinci)

A imagem que você acabou de ver mostra uma propaganda de guerra criada pelo Governo dos EUA para prevenir a população de passar informações que poderiam prejudicar os esforços dos militares. Ela diz: “se você fala demais, este homem pode morrer” (em tradução livre).

10 – Morte Branca

Morte branca(War History Online/Jecinci)

Você já ouviu falar a respeito de um sniper finlandês chamado Simo Häyhä? Também conhecido pelo apelido de “Morte Branca”, ele registrou o impressionante número de 505 mortes oficiais em apenas 100 dias durante a Segunda Guerra Russo-Finlandesa — e está entre os maiores atiradores de elite da História.

11 – Chamas ao alto

Apresentação militar(War History Online/Jecinci)

Não, a imagem acima não mostra um grupo de soldados tentando atingir caças inimigos com lança-chamas. Ela foi capturada durante um evento militar que ocorreu em Nova Orleans, na Luisiana, em novembro de 1942.

12 – General Patton

General Patton(War History Online/Jecinci)

Se você se interessa pela Segunda Guerra Mundial, então, certamente já ouviu falar sobre o General Patton, certo? George Smith Patton Jr. foi um dos caras que lideraram as forças norte-americanas no Mediterrâneo e Europa durante o conflito, além de estar no comando de várias campanhas no Fronte Ocidental depois da invasão à Normandia, em 1944.

13 – Canhoneiro

Canhoneiro(War History Online/Jecinci)

A embarcação da foto — clicada em 1862 — é o USS Hunchback, um canhoneiro que esteve a serviço dos EUA até junho de 1865, durante a Guerra de Secessão.

14 – Morteiros

Morteiros(War History Online/Jecinci)

O retrato acima, como você deve ter deduzido, é bastante antigo! Ele mostra soldados operando morteiros durante uma batalha que aconteceu entre abril e maio de 1862 e ficou conhecida como Cerco de Yorktown — travada na Guerra de Secessão dos EUA.

15 – Comandante George Armstrong Custer

George Armstrong Custer(War History Online/Jecinci)

Custer, acima, foi um oficial e comandante de cavalaria que atuou durante a Guerra de Secessão e as Guerras Indígenas dos EUA, e o retrato foi clicado em 1865.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: