7 marcas históricas alcançadas no Oscar 2018

05/03/2018 às 09:312 min de leitura

1. James Ivory – Melhor roteiro adaptado por “Me Chame Pelo Seu Nome”

O veterano diretor James Ivory, indicado três vezes anteriormente por melhor direção, levou seu primeiro Oscar aos 89 anos, sendo o vencedor mais velho da história a premiação. Ele ganhou o prêmio por adaptar o livro de André Aciman para as telonas. Outra curiosidade: a cineasta Agnès Varda se tornou a pessoa mais velha indicada ao Oscar, pelo documentário “Visage, Villages”, tendo nascido 8 dias antes de Ivory.

James IvoryJames Ivory

2. Jordan Peele – Melhor roteiro original por “Corra!”

Peele se tornou o terceiro homem na história do Oscar (e o primeiro negro) a ser indicado a melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro logo em seu filme de estreia – os anteriores foram Warren Beatty, por “O Céu Pode Esperar”, em 1979, e James L. Brooks por “Laços de Ternura”, em 1984. Além disso, Peele foi o primeiro negro a vencer a categoria de melhor roteiro original.

Jordan PeeleJordan Peele

3. “A Forma da Água” – Melhor filme

O filme é uma mistura de gêneros, mas muitos o classificam como ficção científica por conta romance entre uma humana e um peixe/monstro. Assim sendo, “A Forma da Água” seria o primeiro sci-fi da história a levar a estatueta principal da Academia.

A Forma da ÁguaA Forma da Água

4. “Uma Mulher Fantástica” – Melhor filme estrangeiro

O primeiro Oscar para o Chile foi para “Uma Mulher Fantástica”, que também merece a menção de ser o primeiro filme sobre uma pessoa transgênera a ganhar uma estatueta. Daniela Vega, a estrela do filme, foi a primeira apresentadora trans da história, ao anunciar a música do filme “Call Me By Your Name”.

Daniela VegaDaniela Vega

5. John Williams – Indicado a melhor trilha sonora

Indicado pela trilha sonora de “Star Wars – Os Últimos Jedi”, Williams ampliou seu recorde anterior de pessoa viva com maior número de indicações: 51 no total! Ele já ganhou 5 vezes, sendo a última em 1994 por “A Lista de Schindler”. Assim, ele também detém o recorde de maior número de Oscar “perdidos”.

John WilliamsJohn Williams

6. Rachel Morrison – Indicada a melhor fotografia

Em 90 anos de Oscar, esta foi a primeira vez que a Academia indicou uma mulher ao prêmio de melhor fotografia. Rachel Morrison é responsável pelas belas imagens de “Mudbond – Lágrimas Sobre o Mississipi”. Ela entretanto perdeu a estatueta para Roger Deakins, que já havia sido indicado 13 vezes, mas nunca havia vencido.

Rachel MorrisonRachel Morrison

7. Meryl Streep – Indicada a melhor atriz

Aqui é uma unanimidade: uma das maiores atrizes de todos os tempos, Meryl aumentou seu próprio recorde ao conquistar sua 21ª indicação, mais do que qualquer outro ator ou atriz na história. Ela já venceu 3 vezes, sendo a última em 2012 por “A Dama de Ferro”.

Meryl StreepMeryl Streep

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: