publicidade

Bous a la mar: festival reúne tradições e manifestações culturais

16/08/2018 às 09:012 min de leitura

Se você estiver passando pelo centro de Denia, na Espanha, durante os meses de julho e agosto, cuidado! Dê espaço para o touro e o grupo de rapazes passarem até o porto, onde provavelmente cairão no mar. A festa em questão se chama “Bous a la mar”, ou seja, touros ao mar — e o que acontece é justamente isso.  

A cada ano, a província de Alicante, a 600 quilômetros ao sul de Pamplona, é palco de uma das mais famosas celebrações que reúnem eventos sagrados e profanos ao mesmo tempo. O resultado, como se pode esperar, é muita festa, diversão e adrenalina. Apesar de popular ao longo da costa espanhola, essa região é uma das mais famosas para se celebrar o festival de Santíssima Sangre, ou sangue sagrado, realizado em homenagem ao monge Pedro Esteves, que salvou a cidade da praga no século XVII.

Boi ao mar

Mas vamos falar do festival de fato. A festa começa com touros perseguindo as pessoas na principal avenida da cidade, a Calle Marques de Campo, até a arena preparada para o evento. O local é um quadrado cercado por grades que permitem que os participantes consigam entrar e sair (mas não o touro, claro), e uma das faces dá para o mar.

O objetivo, além de desafiar o animal sem o machucar, é fazer com que ele caia na água e sair vencedor. Não se pode usar nenhum objeto para isso, então o jeito é se arriscar e fazer com que o touro mergulhe e cair no mar também. Assim que a festa passa para a água, os barqueiros, que já estão a postos, laçam o animal e o levam de volta à margem, tanto para impedir que ele se afogue quanto para recomeçar a diversão.

Os espanhóis são conhecidos — e cada vez mais recriminados — por seus eventos envolvendo touros. Entre touradas, ocasiões em que incendeiam os chifres dos animais, montarias e outros, a de lançamento ao mar talvez seja a festividade mais leve da tradição espanhola.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: