Das TVs para as telonas: confira clássicos animados que viraram filme

20/08/2018 às 11:523 min de leitura

Chegar da escola, ligar a televisão e sentar no sofá bem na hora em que seu desenho favorito estava para começar... Ah que saudade da infância, não é mesmo? Em um mundo já muito dominado pelo computador (e pela internet), muitas crianças não sabem o papel importante que os desenhos que eram transmitidos todos os dias pelas emissoras de TV tinham na vida daqueles que hoje são adultos.

Mais do que apenas um mero passatempo, uma distração, os personagens animados eram quase parte da família e até hoje têm um lugarzinho especial guardado no coração dos marmanjos de plantão.

Não é à toa que cada vez mais clássicos animados têm ganhado as chamadas versões live action, que nada mais são do que filmes baseados em desenhos, mas que contam com atores de carne e osso participando das aventuras fantásticas — seja como protagonistas ou como coadjuvantes, quando contracenam com as próprias animações. Confira uma seleção de exemplos a seguir:

1 – Christopher Robin – Um reencontro inesquecível

Filme do Ursinho Pooh(Nerdist)

Através de um filme emocionante, com cenas bem tristes até, "Christopher Robin – Um reencontro inesquecível", que estreou no Brasil no último dia 16, traz de volta para o imaginário dos espectadores um dos desenhos de maior sucesso de todo mundo: o Ursinho Pooh. Só que, dessa vez, todo mundo será humano (e pelúcia) e não desenho.

Essa fórmula de sucesso utilizada pelas distribuidoras não é recente. Há muitos e muitos anos os live actions têm arrastado multidões para as salas de cinema e proporcionado momentos únicos para os pais, que podem repartir um pouco mais de suas memórias com os filhos. Veja outro caso:

2 – As Tartarugas Ninja

Tartarugas Ninja(Close-Up Film)

Um dos casos antigos, e que deu tão certo que muita gente nem se lembra da primeira versão animada, é "Tartarugas Ninja". Lançado em 1990, o longa foi baseado na série de desenhos homônima que, por sua vez, foi baseada em uma revista em quadrinhos. O sucesso do filme foi tão grande, que sequências foram lançadas em 1991, 1993, 2007, 2009, 2014 e 2016.

3 – Riquinho

Riquinho(Ew.com)

Outro exemplo de filme que ofuscou o seu predecessor é "Riquinho", de 1994. A famosa história do garoto milionário — que tem até um McDonald's em casa, mas nenhum amigo — foi inspirada em um desenho dos anos 80, que tinha o mesmo nome. Por mais que o sucesso tenha sido estrondoso, a única sequência lançada do filme, em 1998, nem chegou a passar nos cinemas e foi direto para VHS.

4 – Os Flintstones – O Filme

Flintstones(Bustle)

Ainda movimentando o ano de 1994, a família pré-histórica mais querida da ficção também ganhou sua versão em carne e osso. "Os Flintstones – O Filme" conseguiu levar para as telonas todas as maluquices de Fred e Barney, além de levar para as poltronas do cinema famílias inteiras que queriam conferir cada cena do longa.

5 – Space Jam

Space Jam(NSS Magazine)

O próximo filme está na lista porque conseguiu reunir de uma só vez todos os personagens da Looney Tunes e ninguém mais, ninguém menos, do que Michael Jordan. "Space Jam" foi lançado no natal de 1996 com uma história completamente maluca, sem pé nem cabeça, mas que até hoje faz adultos sorrirem só de lembrar de algumas de suas cenas.

6 – Scooby-Doo

Turma do Scooby Doo(Comic Book)

Pulando para os anos 2000, foi a vez da maior e mais atrapalhada equipe de investigação dos desenhos ganhar a sua versão humana. O primeiro filme de "Scooby-Doo" chegou aos cinemas em 2002 e foi um fenômeno de bilheteria tão grande, que teve sequências em 2002, 2004, 2009, 2010, 2018.

7 – Alvin e os Esquilos

Alvin e os esquilos(Teaser Trailer)

Lançado em 2007, "Alvin e os Esquilos" é mais moderninho conhecido pela garotada de hoje. O longa é baseado no desenho Alvin e os Esquilos (Ruby-Spears), que foi ao ar entre 1983 e 1990 pela NBC. No Brasil, o desenho era chamado de Chipmunks - Os Esquilos de Pesada, e foi exibido nos anos 90. O filme teve suas sequências em 2009, 2010, 2011 e 2015.

8 – Os Smurfs e Zé Colméia

Os Smurfs(Slash Film)

Pulando para a próxima década, 2011 foi o ano em que muitos adultos foram ao delírio ao ver dois grandes clássicos da infância surgirem nas telas gigantes: "Os Smurfs" e "Zé Colméia". Em ambos os longas, os personagens principais são animações que interagem com atores e cenários reais.

Zé Colmeia(Yogi Bear Wiki)

***

Seja em um filme emocionante ou em uma comédia pastelão e um pouco sem sentido, a verdade é que não dá pra resistir à tentação de ver uma aventura nova daquele que foi seu grande companheiro das tardes em frente à TV, né? Para fãs jovens e adultos do Ursinho Pooh, "Christopher Robin – Um reencontro inesquecível" está em cartaz em toda a Rede Cinesystem Cinemas.

E para aqueles que são fãs de personagens que ainda não viraram filme (cadê o "Cavalo de Fogo" de verdade, gente??), o jeito é pegar umas dicas com a garotada e começar a assistir novos desenhos. Vai que um novo amor acontece!

*Via assessoria.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: