Nestas instalações 3D é possível entrar em fotografias

26/09/2018 às 05:311 min de leitura

É bem possível que, em algum momento da sua vida, você tenha sentido a vontade de visitar algum cenário que tenha visto em uma fotografia, não é mesmo? Pensando em criar a possibilidade de as pessoas visitarem literalmente suas fotografias, o artista Chris Engman decidiu transportar paisagens naturais, como cachoeiras, cavernas e cenários desérticos a instalações comuns, possibilitando que as pessoas entrem em suas fotos.

“Eu acredito que a fotografia deriva seu poder precisamente do fato de que não se pode entrar nela, por mais que tenhamos vontade. Quando eu fotografo eu tento manter isso em mente”, disse Engman, em declaração publicada no This is Colossal.

Seu trabalho mais recente conseguiu quebrar a barreira fotográfica que ele sempre percebeu, e agora, através de instalações tridimensionais, suas fotos são cenários onde qualquer pessoa pode entrar.

Novas possibilidades

Galeria 1

As instalações, ainda que sejam penetráveis e palpáveis, ainda deixam os visitantes intrigados e, de acordo com o próprio fotógrafo, não são todas as pessoas que se sentem confortáveis em entrar no cenário, o que dá ao projeto um ar quase mágico.

Engman explica que o visitante tem em seu trabalho uma experiência muito mais física e imersiva: “A estrutura é a sala, não uma imagem de uma sala. A fotografia é um objeto além de ser uma ilusão. Ela tem peso, tem volume, e muda conforme você anda por ela. Fazer esta instalação tem sido um processo emocionante, e este novo jeito de trabalhar parece promover muitas novas possibilidades”, explicou.

Atualmente as instalações estão em exibição na Alice F. and Harris K Weston Art Gallery, em Cincinnati, Ohio.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: