Tour virtual da Google exibe exposições do Museu Nacional antes de incêndio

13/12/2018 às 10:082 min de leitura

O Brasil todo chorou quando o Museu Nacional, na Zona Norte do Rio, sofreu um incêndio de grandes proporções, o que ocasionou a destruição de grande parte de seu inestimável acervo de cerca de 20 milhões de itens. Enquanto ele entra em processo de restauração, é possível ver de perto muito do que foi perdido, graça à tecnologia.

É possível mergulhar em visitas guiadas narradas em português com cardboards e headsets de realidade virtual

O Museu Nacional e o Google Arts & Culture assinaram uma parceria que envolve a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ministério da Educação na oferta de uma tour virtual a oito exposições, com imagens de 164 peças digitalizadas antes das chamas as consumirem. Entre os artefatos disponíveis estão relíquias como o crânio de Luzia, o mais antigo remanescente humanos das Américas; a famosa réplica de Titanossauro e o Meteorito de Bendegô, o maior já encontrado no Brasil, com nada menos do que 5.260 quilos.

Além das mostras, é possível fazer um passeio virtual inédito por dentro do museu, com fotos em 360 graus captadas em 2017, por meio do Museum View. A ferramenta permite mergulhar pelas salas do prédio histórico, ver detalhes e ainda conferir informações narradas em português, inglês e espanhol — incluindo o suporte para cardboards e headsets de realidade virtual.

museuFonte: Google Arts & Culture

A  parceria entre o Google e o Museu Nacional começou em 2016. Desde então, a instituição vem organizando e catalogando o acervo na plataforma Arts & Culture, com o objetivo de desenvolver novas formas para pessoas de todo o mundo descobrirem e se envolverem com arte e cultura. Atualmente, mais de 50 instituições fazem parte desse projeto no Brasil, entre eles o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu do Amanhã, Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Para conferir a visita guiada digital, clique neste link. A parceria entre o Museu Nacional e a Google permite também o uso da assistente digital Google Assistente. Para isso, é só começar falando perto do dispositivo “ok Google, você gosta de dinossauro?”. Já o Google Arts & Culture está disponível em site e aplicativos para iOS e para Android.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: