Conheça a verdadeira e horripilante história de João e Maria

Conheça a verdadeira e horripilante história de João e Maria

Último Vídeo

Desde criança, muitos aprendem a história dos irmãos que vão para a floresta fazer uma trilha com pedacinhos de pão para não se perderem. A casa de doces, a bruxa malvada e o escape da prisão que ela impõe sugere o desfecho perfeito, culminando na volta de João e Maria para casa, junto aos pais e felizes para sempre.

No entanto, essa história foi bastante amenizada no decorrer dos anos. Originalmente escrita por Jacob e Wilhelm Grimm, os Irmãos Grimm, a origem e o desfecho da aventura de João e Maria pela floresta eram bem diferentes. Porém, graças à quantidade de crianças que liam as histórias publicadas, a temática foi deixando os aspectos sombrios para se tornar mais leve e adequada para esse público.

(Fonte: Maire Carmack/Reprodução)
(Fonte: Maire Carmack/Reprodução)

Contexto de criação da história original

Entre 1314 e 1322 houve um período de muita fome ao redor do mundo, decorrente de atividades vulcânicas e diversas mudanças climáticas causadas pelo fenômeno. Apenas na Europa, estima-se que cerca de 25% da população tenha morrido de fome em determinadas regiões durante o período que ficou conhecido como a Grande Fome.

Entre picos de desespero, é dito que os cidadãos mais velhos optaram por morrer de fome para permitir que os mais novos vivessem, assim como pais que abandonaram seus filhos por não ter como alimentá-los.

Diversas histórias surgiram nesse período e uma delas foi contada por Henriette Dorothea Wild, vizinha dos Irmãos Grimm, e serviu como ponto de partida para a escrita da história de João e Maria que se popularizou mundialmente.

Nela, mãe biológica forçava o pai a abandonar as crianças na floresta para que tivessem duas bocas a menos para alimentar. No entanto, depois de sobreviverem na mata sozinhos, e aos ataques da bruxa, a dupla consegue encontrar o seu caminho para casa e encontram os pais mortos pela falta de comida.

A versão foi bastante amenizada no decorrer do tempo, mostrando o pai feliz pela volta de João e Maria e arrependido por tê-los deixado partir. De uma forma ou outra, a história permanece interessante.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.