Concurso japonês de jardinagem leva o paisagismo para caminhões

26/03/2020 às 10:002 min de leitura

Todos os anos, os melhores paisagistas japoneses se reúnem para uma competição que se tornou tradicional no Japão: o Kei Truck Garden Contest. O evento é um concurso ímpar no qual os competidores transformam a carroceria de minicaminhonetes em jardins de beleza incomparável.

A "tela" na qual essas delicadas obras de arte são realizadas é a Kei Truck ou "kei-tora" — um veículo utilitário inventado no país e muito utilizado em outras regiões da Ásia. Com um comprimento de 3,4 metros e largura de 1,48 metro, esses pequenos caminhões são bastante utilizados por empresas de construção e agricultura.

Pode-se afirmar que as "kei-tora" já fazem parte da cultura japonesa há muitos anos, pois foram adotadas carinhosamente pela população, tanto por oferecer boa capacidade de carga como pela sua facilidade de manobrar em ruas estreitas.

Fonte: Zoenren-Osaka/Reprodução(Fonte: Zoenren-Osaka/Reprodução)

Talvez tenham sido essas características os motivos que levaram a Federação Japonesa de Empreiteiros Paisagistas a escolher as Kei Trucks como o palco para instalações móveis de beleza natural. Nelas, são criadas formas de design que variam do minimalista jardim japonês até intrincadas composições modernistas (com iluminação e recursos de água). As cenas são inacreditavelmente complexas, criadas em um espaço minúsculo e totalmente inesperado.

Beleza natural móvel

Fonte: Zoenren-Osaka/Reprodução(Fonte: Zoenren-Osaka/Reprodução)

Os paisagistas participantes chegam ao local do concurso com as carrocerias completamente "limpas" e têm poucas horas para transformá-las em verdadeiros ecossistemas minimalistas. Como as regras têm poucas limitações, a imaginação floresce, literalmente. 

Fonte: Zoenren-Osaka/Reprodução(Fonte: Zoenren-Osaka/Reprodução)

São aquários, quedas-d'água em miniatura, luminárias e portas corrediças convivendo em espaços harmônicos de diferentes inspirações para apreciação dos juízes. Os quesitos avaliados são planejamento, expressão, design e execução. Ao vencedor, o título de melhor paisagista móvel.

Fonte: Zoenren-Osaka/Reprodução(Fonte: Zoenren-Osaka/Reprodução)

No ano passado, o concurso foi realizado no mês de abril, mas, em virtude da pandemia da covid-19, a edição de 2020 deverá ser adiada ou até mesmo cancelada.

A jardinagem em pequenos espaços pode ser uma inspiração para esses momentos em que boa parte da população mundial se encontra confinada em apartamentos e casas. Muitos se perguntam como praticar uma jardinagem em espaços cada vez mais apertados, e os japoneses matam essa charada mostrando o bonsai.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: