Composição musical mais lenta do mundo será tocada até 2640

Composição musical mais lenta do mundo será tocada até 2640

Último Vídeo

Já imaginou uma música programada para tocar durante 639 anos? A composição Organ2/ASLSP ("o mais lentamente possível", na tradução da sigla) nasceu para sobreviver a gerações de seres humanos. 

Criada pelo já falecido compositor John Cage, a composição musical está sendo tocada na igreja St. Burchardi, na cidade de Halberstadt, Alemanha, desde setembro de 2001. 

A ideia para a empreitada aconteceu em 1997, quando um grupo de musicistas e filósofos debateram sobre a lentidão da composição em virtude das possibilidades que o órgão oferece. 

Pensando nisso, um instumento especial foi construído para tocar a peça de John Cage e foi instalado na igreja de Halberstadt para continuar a performance por anos. 

O órgão foi construído especificamente para executar a obra. (Fonte: Wikimedia Commons)
O órgão foi construído especificamente para executar a obra. (Fonte: Wikimedia Commons)

Seguindo a instrução de ser tocada da forma mais lenta possível, a peça musical está prevista para ser encerrada no ano de 2640. Para se ter ideia, a última mudança de nota ocorreu em setembro deste ano e a próxima só vai acontecer em 2022. 


A história da composição 

As partituras criadas por John Cage. (Fonte: Arte Sonora)
As partituras criadas por John Cage. (Fonte: Arte Sonora)

A Organ2/ASLSP foi escrita em 1985 originalmente para o piano, mas foi adaptada para o órgão dois anos depois. Uma curiosidade é que o compositor John Cage não especificou quão lenta a peça musical deveria ser tocada, o que ficou a cargo dos musicistas que se desafiaram nessa performance. 

Em 2009, ela foi tocada por Diane Luchese durante 14 horas e 56 minutos, enquanto Joe Drew fez apresentações de 9 a 12 horas. Em 2015, a composição foi executada em uma performance de 12 horas em Montreal, Canadá.  

O simbolismo da cidade

Halberstadt foi escolhida por ter sido o local onde o primeiro órgão do mundo foi construído, em 1361. Em 2000,  o instrumento completou 639 anos de sua criação, o que inspirou a duração do tempo da performance da composição de Cage. 

A programação é de que as notas mudem em intervalos de meses a anos. Sempre que ocorre uma mudança de nota, a igreja organiza um evento para compartilhar o momento com os espectadores. 

Confira abaixo o evento de 2020:


Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.