publicidade

Mais 5 superstições envolvendo números

24/11/2020 às 08:003 min de leitura

Diversos são os números envolvendo superstições, como o 13, o 7 ou o 666. Porém, ao redor do mundo, existem muitas outras crenças mirabolantes envolvendo os algarismos. Nós já falamos algumas delas no Mega Curioso (aqui e aqui), por isso, que tal conhecer 5 novas superstições envolvendo números? Confira:

1. Bater na madeira

Em muitos países, o ato de bater na madeira para afastar a má sorte é muito comum. Porém, na Islândia, a tradição inclui números. Quando os islandeses batem na madeira, eles também dizem: “sjö níu þrettán”. Isso pode ser traduzido como “sete nove treze”.

O 7 é mágico na Islândia por ser a soma do 3 e do 4, que representam o espírito e o mundo material, respectivamente. Já o 9 é obtido pela multiplicação 3 x 3, que é o número da Santíssima Trindade. Por fim, o 13 é uma referência ao antigo 13º mês, que foi excluído com a adoção do atual calendário – algo que não foi muito bem aceito pelos islandeses e remete a má sorte. Assim, o “sete nove treze” tem a função de afastar maus presságios.

Bater na madeira
Bater na madeira

2. Terça-feira 13

Enquanto a maioria do mundo acha a sexta-feira 13 um dia de má sorte, na Espanha isso acontece quando a data cai em uma terça-feira. A superstição tem a ver com Marte, o deus da guerra, que teria dominado as terças-feiras – tanto que nomeou esse dia no espanhol, “martes”. 

Também faz uma referência a datas históricas, como a terça-feira 13 de abril de 1204, no qual caiu Constantinopla. A confusão das línguas, que teria acontecido por conta da construção da Torre de Babel, também teria sido em uma terça-feira 13. Por fim, há o capítulo 13 do Apocalipse, na Bíblia, que fala da volta do Anticristo. 

Terça-feira 13
Terça-feira 13

3. Fortuna e riqueza

Na cultura chinesa, o 8 é visto como símbolo de fortuna e riqueza. Por isso, algumas situações inusitadas já aconteceram. Em 2016, por exemplo, um prédio de escritório em Sydney, na Austrália, foi oferecido a desenvolvedores chineses por A$ 88.888.888,00. O valor inusitado fez o empreendimento ser vendido rapidamente.

Outra construção australiana, localizada no número 88 da Rua Alfred, em Sydney, também conseguiu ser vendida sem dificuldades a investidores da China. Inclusive, o 8º andar e os apartamentos com final 8 também são muito procurados pelos chineses.

Já os Jogos Olímpicos de Verão de Pequim, em 2008, começaram no dia 8 de agosto (8/8/08) às 20h08 (ou 08:08, como preferir). Além disso, as Petrona Twin Towers possuem 88 andares cada uma. E muitas outras curiosidades estão ligadas ao número.

Número da sorte
Número da sorte

4. Na terra dos Leprechauns

Na Irlanda, o Dia de São Patrício é tão enraizado na cultura que trouxe junto o culto ao trevo de 4 folhas. Isso começou na Idade Média, quando a população do país acreditava que andar com um trevo de 4 folhas poderia dar a capacidade de ver as fadas. O amuleto também serviria para proteção mágica contra o mal. 

Outra superstição dos irlandeses envolve números e funerais: você não deve contar a quantidade de carros de um cortejo, pois isso irá lhe dizer quantos anos faltam para você morrer.

Trevo de 4 folhas
Trevo de 4 folhas

5. A questão do 23

No Facebook, existe uma galera fascinada pelo número 23. O grupo compartilha imagens e histórias de seu dia a dia envolvendo o algarismo. Segunda eles, tudo começou com o escritor William Burroughs, que teria conhecido um capitão que naufragou no mesmo dia em que havia se gabado de nunca ter sofrido um acidente no mar em 23 anos de carreira. Na mesma noite, Burroughs ouviu sobre a queda de um avião, na Flórida, que fazia a rota chamada “voo 23”. Tanto o piloto do avião quanto o capitão do navio se chamavam Clark e morreram nos acidentes.

Burroughs transmitiu seu fascínio pelo número 23 a diversos intelectuais, inclusive ao matemático John Forbes Nash, retratado no filme “Uma Mente Brilhante”, que considerava esse o seu número primo favorito.

Outras coincidências: as Torres Gêmeas do World Trade Center foram atacadas em 11/09/2001 (11 + 9 + 2 + 0 + 0 + 1 = 23), Júlio César foi supostamente morto com 23 facadas e, por fim, Kurt Cobain nasceu em 1967 (1 + 9 + 6 + 7 = 23) e morreu em 1994 (1 + 9 + 9 + 4 = 23).

23
23
Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: