Fotos com baleias-jubarte revelam a beleza do mundo aquático

Fotos com baleias-jubarte revelam a beleza do mundo aquático

Último Vídeo

As baleias são criaturas belíssimas por natureza e seu tamanho colossal desperta um ar de misticismo sobre a sua existência. Pensando nisso, o artista Jem Cresswell decidiu mergulhar junto a um grupo de jubartes e fotografá-las durante sua aventura subaquática.

O acervo fotográfico compõe a série Giants, onde o fotógrafo australiano expõe sua experiência imersiva com fotos marítimas. A ideia das poderosas imagens em preto e branco nasceu em 2014 e, desde então, tem encantado apreciadores da vida marinha no mundo todo.

Nadando com baleias

(Fonte: Jem Creswell)
(Fonte: Jem Creswell)

Para concluir o trabalho de Giants, Creswell passou quatro anos indo e voltando para a costa de Tonga, um dos reinos polinésios localizados ao sul do Oceano Pacífico. Durante esse período, o fotógrafo foi orientado por um guia local e um capitão da marinha para conseguir observar os movimentos migratórios de animais na região,

Ao longo de sua vida, Jem sempre se mostrou muito interessado pelas baleias-jubarte. Esses animais possuem uma natureza extremamente gentil, apesar do seu estrondoso tamanho que pode acabar provocando um sentimento de insignificância em qualquer ser humano.

(Fonte: Jem Creswell)
(Fonte: Jem Creswell)

Em entrevista para o portal Bored Panda, o australiano comentou sobre o sentimento de poder estar perto de uma jubarte. “Todo encontro com uma baleia-jubarte é único. As possibilidades do que você pode capturar em câmera são infinitas, especialmente quando você as permite ditar o rumo da interação”, descreveu.

Observando as baleias de Tonga

(Fonte: Jem Creswell)
(Fonte: Jem Creswell)

Toda manhã de trabalho em Tonga, Creswell logo ao amanhecer para se preparar para mais uma jornada. O fotografo subaquático hospedava-se em um apartamento sobre a casa de uma família na cidade de Vava’u, que possuía uma doca particular em frente a construção.

Então, às 7h30 da manhã, o rapaz já se encontrava dentro de um barco circulando pelas ilhas locais e observando as baleias à distância. Com a ajuda dos outros tripulantes, o grupo então decidia qual era o momento certo para entrar na água sem irritar os animais. 

Segundo Jem, muitas vezes alguma baleia mais curiosa aproximava-se para observar o que estava acontecendo. E foi assim que surgiram algumas das fotos mais extraordinárias e magníficas sobre essas enormes criaturas. Foram mais de 11 mil fotografias capturadas ao longo de sua pesquisa, que, após um trabalho de curadoria, dariam origem ao impressionante Giants.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.