Ilusões de ótica hiper-realistas são feitas com lápis de cor

08/03/2021 às 12:302 min de leitura

Uma série de desenhos em 3D têm chamado a atenção no Twitter e no Instagram não apenas pela sua perfeição, mas por serem executados à mão por um artista japonês. Quando vistas sem um aviso prévio, as obras se parecem com fotografias.

Fonte: Shinoo/Twitter/ReproduçãoFonte: Shinoo/Twitter/Reprodução

Conhecido como shino_0215 no Instagram ou @Shinoo_0215 no Twitter, onde possui mais de 14 mil seguidores, o artista consegue fazer seus desenhos com a mesma precisão de uma impressora laser, adicionando detalhes que simulam sombras parecidas com elementos de Realidade Aumentada.

No exemplo abaixo, olhe bem para esse saco de batatas fritas. Vamos combinar: se você não soubesse que é um desenho, você conseguiria diferenciá-lo de uma foto? Faça o teste com os amigos e pergunte o que é? A maioria vai dizer que é uma foto.

Fonte: Shinoo/Twitter/ReproduçãoFonte: Shinoo/Twitter/Reprodução

Colorindo e aplicando efeitos de luz

Cada detalhe dos desenhos de Shinoo é perfeito. Não apenas a forma e a dimensão, mas as cores e o modo como estas refletem, além do jogo de luz e sombra. Com apenas 19 anos, o artista já atingiu a maestria no que faz, e faz questão de publicar o passo a passo para mostrar o desenvolvimento das obras para seus seguidores.

Fonte: Shinoo/Twitter/ReproduçãoFonte: Shinoo/Twitter/Reprodução

Logicamente, que conseguir essa excelência demanda muita técnica e conhecimento e, principalmente, muito tempo. Em uma entrevista à revista japonesa J-town, Shinoo afirmou que passou cerca de 50 horas desenhando o saquinho azul de batatas fritas, sendo grande parte do tempo dedicado a elaborar os reflexos de luz.

Fonte: Shinoo/Twitter/ReproduçãoFonte: Shinoo/Twitter/Reprodução

O mais impressionante no trabalho do artista é a informação de que todas as obras são realizadas, em sua maior parte, utilizando apenas lápis de cor. Fora isso, as únicas ferramentas um pouco mais sofisticadas são uma caneta branca, para fazer os reflexos luminosos, e um aerógrafo, espécie de pistola de ar comprimido, para produzir o efeito das sombras projetadas.  

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: