Onde vivem os indígenas brasileiros?

19/04/2023 às 05:142 min de leitura

O dia 19 de abril é o Dia dos Povos Indígenas. A data lembra a realização, em 19 de abril de 1940, do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, na cidade de Patzcuaro no México. O objetivo desse encontro internacional era reunir os principais líderes indígenas das diversas regiões do continente americano e resguardar os seus direitos.

Foi somente em 1991 que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluiu as populações indígenas no censo demográfico nacional. Hoje sabemos que o Brasil possui pelo menos 305 povos indígenas, que falam 274 línguas diferentes. O último censo demográfico, o de 2010, revelou que 896 mil pessoas se declaram ou se consideram indígenas em nosso país.

Fonte: iStock/ReproduçãoFonte: iStock/Reprodução

Esses dados revelam uma diversidade étnica e cultural inigualável, que poucos países no mundo conseguem exibir. São visões de mundo multifacetadas e diferentes culturas, estilos de vida, vivências e maneiras de se relacionar com a natureza, muitas vezes totalmente diversa da adotada pela sociedade ocidental dominante.

Embora o último censo revele um aumento anual de 10,8% da população na década, é inegável o dramático fenômeno do extermínio indígena ao longo da dominação europeia, principalmente por doenças “dos brancos”. 

Fonte: Bruno Kelly/ReutersFonte: Bruno Kelly/Reuters

Os indígenas no Brasil

Conforme o IBGE, os Povos Indígenas Brasileiros ocupam atualmente todas as regiões do País, concentrando-se principalmente na região Norte, com 37,4% do total de indivíduos. Nessa região, a maior concentração de indígenas é no Amazonas, que concentra 55% do total da região. 

É importante destacar que os povos indígenas vivem tanto na área rural quanto na urbana, sendo que 61% dos indígenas se concentram em comunidades rurais. Em áreas urbanas, a maior população em números absolutos está na região Nordeste (106.150 indivíduos em 2010), representando 25,5% da população, com maior concentração no estado da Bahia.

Fonte: MultArte/ReproduçãoFonte: MultArte/Reprodução

A região Centro-Oeste é a terceira em concentração de populações indígenas no Brasil, com 56% dos indivíduos da região habitando o estado do Mato Grosso do Sul. Finalmente, Sudeste e Sul, nesta ordem, são as regiões brasileiras com menor concentração de indígenas, sendo São Paulo e Rio Grande do Sul os estados com maior número de indivíduos em suas respectivas regiões.

* Matéria publicada originalmente em 19 de abril de 2021.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: