Como funcionam as telas verdes do cinema?

23/06/2021 às 08:002 min de leitura

O chroma key, popularmente conhecido como tela verde/azul, é uma ferramenta bastante popular no ramo cinematográfico e televisivo durante a confecção de super produções. Você provavelmente já deve ter assistido algum filme de Hollywood que utilizou essa técnica para trazer mais versatilidade para a película.

Além disso, essa é uma ferramenta extremamente útil para os produtores que pretendem usar imagens artificiais para compor seus cenários, evitar grandes deslocamentos de estúdios e querem mais liberdade para brincar com a imaginação. Mas você já se perguntou como esse fundo verde funciona? Nós vamos te explicar.

Uso do chroma key

(Fonte: Marvel Studios/Reprodução)(Fonte: Marvel Studios/Reprodução)

O efeito chroma key é o nome dado para a técnica de substituir o cenário de uma produção audiovisual por uma imagem ou vídeo computadorizado. Porém, como é necessário isolar os atores e objetos cenográficos do resto, normalmente utilizam-se telas de cor neutra no fundo para facilitar o processamento do computador.

Por isso, é comum que observemos os famosos fundos verdes, azuis ou até mesmo vermelhos quando olhamos os bastidores das gravações de qualquer obra. Desta forma, os editores podem substituir a cor sólida por outra imagem. Isso é um dos motivos para que os cineastas consigam gravar uma cena no espaço sem necessariamente viajar para fora da Terra.

Apesar de parecer um recurso bastante complexo, o chroma key é fácil de ser implementado. Atualmente, boa parte dos softwares de edição de vídeo profissional possui ferramentas para utilizá-lo e facilitar o trabalho manual de seus usuários — como são os casos de Adobe Premiere Pro, Final Cut e Sony Vegas. 

Vantagens e desvantagens

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Como citado anteriormente, o uso do chroma key é ótimo para diminuir as despesas de uma produção audiovisual, evitar deslocamentos desnecessários e elevar a capacidade criativa de uma obra. Muitos quadros que não poderiam ser filmados em um cenário tradicional podem ser gravado por meio desse recurso, ofertando dinamismo e sofisticação ao trabalho.

Entretanto, isso não impede de alguns problemas surgirem em decorrência do uso das telas coloridas. Em muitos casos, é possível que a imagem tenha uma perda estética considerável e simplesmente deixe de parecer real. Sendo assim, por mais que você use um fundo de altíssima qualidade, ele pode se tornar destoante do restante.

Além disso, a utilização do chroma key fornece menos opções de iluminação para as cenas. Isso significa que, caso não haja uma correção na pós-produção, existe a chance da montagem final parecer muito forçada ou distante da realidade para os olhos do público. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: