6 filmes que definiram um gênero cinematográfico

24/09/2021 às 04:003 min de leitura

Ao longo da história do cinema, vários filmes trouxeram inovações que inspiraram diversas produções que vieram depois deles. Entre as influências mais importantes, está a de abrir caminho para um gênero cinematográfico que não existia ou não era conhecido antes. 

Os filmes da lista a seguir não são, necessariamente, os primeiros de seu gênero, mas podem ser creditados como responsáveis por popularizá-lo ou definir seus padrões. 

Confira mais posts sobre cinema no Mega Curioso

1. Branca de Neve e os Sete Anões

Gênero que definiu: animação.

Quando Walt Disney começou a produzir Branca de Neve, nenhuma animação tinha passado de 1 hora de duração — eram apenas curtas-metragens para entreter sem compromisso. O estúdio gastou 10 vezes mais dinheiro do que em outros projetos para desenvolver técnicas nunca utilizadas: estudar movimentos de atores, criar cada frame de forma meticulosa e fazer desenhos com cores e traços impecáveis.

Com tanto gasto e tanta atenção ao detalhe, Hollywood desconfiava que o projeto não ia dar certo, mas deu tão certo que abriu espaço para os longas de animação que inspiraram muitas gerações desde então.

2. O Falcão Maltês 

Gênero que definiu: film noir.

O film noir foi um estilo muito popular em Hollywood nos anos 1940 e 1950. Suas produções podem ser reconhecidas pela fotografia escura, inspirada no expressionismo alemão, e pelas histórias envolvendo crimes, com uma visão cínica sobre valores morais. Com frequência, seus personagens são irônicos e há uma mulher estilo femme fatale.

Embora o film noir não seja reconhecido como um gênero separado por muitos críticos, é inegável que essa estética influenciou muitas produções nas décadas seguintes. O primeiro filme que definiu esse estereótipo foi O Falcão Maltês, lançado em 1941, a partir de um livro lançado em 1930. 

3. The Broadway Melody

Gênero que definiu: musicais.

Os filmes começaram a ter som em 1927, com O Cantor de Jazz. Mas foi somente 2 anos depois que a fórmula dos filmes musicais foi criada, com muitas canções para cantar e grandes números de coreografia entre cenas de romance. 

A história não poderia ser mais clichê para os olhos de hoje: duas irmãs, atrizes da Broadway, que se apaixonam pelo mesmo homem. Porém, a obra ganhou o Oscar de Melhor Filme daquele ano e abriu espaço para diversos clássicos que viriam nas décadas seguintes, desde Cantando na Chuva até La La Land

4. Metropolis

Gênero que definiu: ficção científica.

O 1° filme de ficção científica talvez seja Viagem à Lua, feito por Georges Méliès em 1902 — mas esse ainda era um curta entre os pioneiros do cinema mundial. O 1° grande longa-metragem do gênero, o qual definiu diversos padrões que influenciam as ficções científicas até hoje, foi Metropolis. O filme foi produzido pelo alemão Fritz Lang em 1927 e é considerado um dos melhores da história do cinema.

Metropolis se passa em um futuro distópico, com grandes rodovias, arranha-céus e robôs. Seu visual futurista influenciou de o C-3PO de Star Wars até o planeta Krypton de Superman, além de uma infinidade de clipes musicais. 

5. Peeping Tom 

Gênero que definiu: slasher.

O slasher é um subgênero do terror, geralmente mostrando um psicopata que mata muitas vítimas aleatoriamente, com bastante violência. O 1° filme que apresentou esse tanto de mortes no cinema foi Peeping Tom, obra britânica de 1960.

Nele, um homem chamado Mark persegue mulheres bonitas e as mata, filmando as expressões de terror das vítimas com sua câmera. Na época, o filme foi massacrado pelo público e pela crítica, mas depois ele foi reconhecido como o clássico que ajudou a definir todo um gênero cinematográfico. Em 1978, Halloween seria responsável por levar o slasher para o mainstream, mas Peeping Tom foi o precursor de tudo.

6. A Noite dos Mortos-Vivos

Gênero que definiu: terror de zumbis (e independentes).

Embora não seja o 1° filme de zumbis, este é de 1968, sendo um dos melhores exemplos modernos do gênero, marcando a história com seu sucesso inesperado, quando os estúdios não faziam filmes do tipo. 

Com um orçamento de apenas 114 mil dólares, A Noite dos Mortos-Vivos arrecadou mais de 30 milhões em bilheteria, ganhou diversas sequências e influenciou diversas outras produções do tipo. Além disso, é um dos primeiros sucessos entre os filmes totalmente independentes.

Para terminar, se você se lembra de outro filme que definiu um gênero cinematográfico, conte para a gente nos comentários a seguir. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: