30
Compartilhamentos

7 atores que recusaram papéis — e se arrependeram

Toda oportunidade que aceitamos ou recusamos na vida é uma aposta: nós tentamos avaliar se há chances de dar certo ou não, mas só vamos ter certeza se a escolha foi correta depois de algum tempo. Às vezes, nos metemos em roubadas ou deixamos de aproveitar uma grande oportunidade, mas são lances normais da vida. 

Com os atores não é diferente: muitos recusam papeis ou roteiros que acham ruins — porém se surpreendem quando a obra se torna um sucesso. Veja sete casos de atores que recusaram papeis e se arrependeram depois.

1. Regina Duarte

Papel que recusou: Maria do Carmo, em Senhora do Destino

Imagem: GShow/ReproduçãoImagem: GShow/Reprodução

Começando com um exemplo brasileiro, Senhora do Destino foi uma das novelas de maior sucesso das últimas décadas, contando a história de uma mãe (Maria do Carmo) que busca a filha (Lindalva/Isabel), roubada por uma enfermeira doida (Nazaré). 

Regina Duarte era a escolha do autor Aguinaldo Silva para o papel da mãe, porém a atriz recusou, dizendo que só faria a novela se sua filha na vida real (Gabriela Duarte) fizesse sua filha na novela. Aguinaldo não aceitou, já que o posto de Lindalva estava prometido para Carolina Dieckmann. Regina até tentou voltar atrás e dizer que faria a novela mesmo sem a filha, mas Susana Vieira já havia sido escalada para o papel que ela recusou.

2. Billy Crystal e Bill Murray

Papel que recusaram: Buzz Lightyear, em Toy Story

Imagem: YouTube/ReproduçãoImagem: YouTube/Reprodução

Atualmente, qualquer ator se sente honrado ao ser convidado para dublar uma animação da Pixar. Mas, quando o primeiro deles estava sendo produzido, as coisas não foram tão fáceis para o estúdio: Bill Murray era a primeira escolha para o astronauta Buzz Lightyear, mas não quis o papel. Billy Crystal, segundo nome na lista, até fez testes, mas também recusou. Buzz acabou sendo dublado por Tim Allen.

Acontece que os dois acabaram se arrependendo da recusa, depois que o filme se tornou um clássico. Então, eles disputaram o Mike em Monstros S.A — Billy acabou ficando com o papel.

3. Will Smith

Papel que recusou: Neo, em Matrix

Imagem: Observatório do CinemaImagem: Observatório do Cinema

É difícil imaginar outro ator que não Keanu Reeves como Neo, mas a primeira escolha das irmãs Wachowski para o herói era Will Smith. Ele recusou a oferta, pois não tinha entendido muito bem a ideia e acreditava que a comédia As Loucas Aventuras de James West era uma aposta mais provável de sucesso. Acabou que o filme de Smith se tornou um fracasso entre público e crítica, enquanto Matrix se tornou um clássico — fazendo Will afirmar em diversas entrevistas que se arrepende da decisão.

4. John Travolta 

Papel que recusou: Forrest Gump, em Forrest Gump

Imagem: Netflix/ReproduçãoImagem: Netflix/Reprodução

Antes de dar a Tom Hanks o papel que lhe garantiria seu segundo Oscar, o diretor Robert Zemeckis tentou dá-lo a John Travolta — na época, Hanks ainda era uma estrela em ascensão, enquanto Travolta era conhecido por seus papeis nos anos 1970 e andava em baixa. 

Logo depois de recusar Forrest, Travolta acabou estrelando outro filme que revitalizaria sua carreira: Pulp Fiction, de Quentin Tarantino. Curiosamente, ele foi indicado para o Oscar no mesmo ano que Hanks, mas perdeu para o papel que ele recusou. Desde então, ele diz que esse "não" a Forrest Gump foi um erro.

5. Denzel Washington

Papel que recusou: David Mills, em Seven

Imagem: ReproduçãoImagem: Reprodução

Washington estava em um ótimo momento de sua carreira quando David Fincher lhe ofereceu o papel principal no suspense Seven, ao lado de Morgan Freeman. Podendo escolher no que trabalhar, o ator recusou a proposta, achando que "ninguém ia ver esse filme". Seven se tornou uma das obras mais marcantes dos anos 1990 e Washington disse que se arrependeu.

6. Christina Applegate

Papel que recusou: Elle Woods, de Legalmente Loira

Imagem: Delirium NerdImagem: Delirium Nerd

A história da patricinha que vai para a faculdade de direito se tornou uma das comédias de maior sucesso nos anos 2000, mas a atriz Christina Applegate recusou o papel por não querer fazer "uma loira burra" nos cinemas. Depois, ela reconheceu seu erro de julgamento e elogiou a performance de Reese Witherspoon na personagem que ela não quis fazer. 

7. Barbie

Papel que recusou: ela mesma, em Toy Story

Imagem: Claudia/ReproduçãoImagem: Claudia/Reprodução

Tudo bem: não se trata de uma atriz — mas, ainda assim, é uma história curiosa que merece estar nessa lista. A Pixar queria ter a boneca mais famosa do mundo como o par romântico do cowboy Woody no filme. Mas a Mattel, dona da Barbie, disse que não queria sua boneca em nenhum filme — para que as crianças pudessem imaginá-la como quisessem.

Depois do sucesso do primeiro Toy Story, a Mattel repensou sua decisão e a Barbie participou das sequências, em ótimos papeis. 

Para terminar, se você gostou dessa lista, não deixe de ler os outros artigos do Mega Curioso sobre filmes e cinema.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.