O que fazer antes da prova do Enem

Depois de um longo ano de estudos, enfim chega a hora de encarar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e ainda há um dia de prova no fim de semana. E agora? O que fazer? Sigo estudando até o último dia antes dos exames? Como controlar a ansiedade?

Primeiramente, o que recomendo é: esqueça a balada. Não dê brechas a acontecimentos que possam tirar seu equilíbrio. Imagine se você se depara com seu ex e coloca tudo a perder. Ou dorme mal e prejudica o processo de memorização. Enfim, fique quieto em casa no fim de semana, pois isso vai fazer bem.

Não faça uso de bebida alcoólica, afinal ela prejudica o processo de memorização e pode ocasionar fadiga. Além disso, pode prejudicar a memória de longo prazo, que é tão necessária na prova.

Não acesse as redes sociais. Estudos comprovam que plataformas digitais como Instagram, TikTok, Facebook e WhatsApp aumentam a ansiedade e atrapalham o processo de memorização de forma mais drástica que muitos outros comportamentos.

Durma à noite, e não de madrugada. A razão disso é que a melatonina liberada à noite tem relação com o processo de memorização. Assim, como em uma espécie de limpeza do cérebro, não queira deixar essa sujeira atrapalhar sua memória.

Se você estiver em uma festinha de família, peça licença, diga que tem Enem e vá para casa descansar. Tenha certeza de que todos vão entender e será melhor para você. Aliás, é melhor curtir muitas outras festas aliviado do que com pendências, não é mesmo?

Não se mate de estudar no dia da prova. Isso mesmo, você já não estudou. Então crie engramas, que são marcas de memórias do que aprendeu. Estudar no dia anterior só irá deixá-lo ansioso e pode atrapalhar na hora de buscar a memória no momento da questão. As sinopses reforçadas são vulneráveis, e você pode prejudicar os efeitos da aprendizagem com mais estímulo.

Rotina antes da prova

Não preciso nem falar da boa alimentação: peixe, carne, alimentos com ômega 3, vitamina B, C... siga uma dieta do Mediterrâneo. Não faça muita atividade física, e basta pegar 30 minutos na sexta e no sábado para ouvir a gravação do que estudou. Aproveite esse tempo para estimular os neurotransmissores da ginástica.

Organize sua roupa, seu quarto e seu material. Somos semânticos, por isso ter as coisas em ordem é como deixar o cérebro pronto para organizar os pensamentos. No domingo, tenha em mente o local da prova e todo o deslocamento até lá. Programe o despertador para no mínimo 2 horas antes, pegue sua caneta preferida, sua roupa mais confortável e o principal: boa sorte!

Não fique nervoso, só não há jeito para a morte. Portanto, é apenas uma prova que, se não der certo, virá em outras oportunidades. E esteja seguro de si, afinal você estudou para chegar até aqui.

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