6 pessoas famosas que ganharam honrarias governamentais

02/12/2021 às 13:002 min de leitura

Recentemente, a cantora Rihanna recebeu o título de heroína nacional de Barbados, país onde ela nasceu, diretamente das mãos da primeira-ministra Mia Mottley. A cerimônia também marcou o aniversário de 55 anos da independência do país caribenho. Em 2018, ela já havia sido nomeada embaixadora de sua nação.

Porém, honrarias como essa não são necessariamente novidade entre artistas e pessoas famosas. Por isso, nós separamos uma lista com seis celebridades que receberam alguma honraria governamental e vamos destrinchar cada um dos casos. Confira só!

1. Angelina Jolie

(Fonte: Internet/Reprodução)

A atriz e diretora Angelina Jolie foi nomeada Dama-Grã-Cruz Honorária da Distintíssima Ordem de São Miguel e São Jorge, homenagem concedida a membros da cavalaria britânica, por seu trabalho para acabar com a violência sexual em zonas de guerra. Jolie é uma das embaixadoras da Iniciativa de Prevenção à Violência Sexual em Conflitos (PSVI).

A honraria foi entregue em 2014 diretamente pelas mãos da Rainha Elizabeth II. Em seu discurso, a atriz comentou como estava se sentindo. "Receber uma homenagem relacionada à política externa significa muito para mim, pois é a isso que desejo dedicar minha vida profissional", afirmou.

2. Paul McCartney

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Sem sombra de dúvidas um dos maiores ícones musicais da Inglaterra, o cantor Paul McCartney foi nomeado cavaleiro no Palácio de Buckingham em 1997 por seus "serviços à música". Em 1965, todos os membros dos Beatles á haviam sido nomeados membros da Excelentíssima Ordem do Império Britânico.

Porém, Paul foi o primeiro a receber o título de cavaleiro, o que lhe permitia ser chamado de "Sir". A homenagem chegou até a virar motivo de zombaria entre membros da banda, com Ringo Starr declarando que o amigo deveria ser chamado de "Vossa Santidade".

3. Ringo Starr

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Se Ringo havia tirado sarro de seu colega no passado, em 2018 a situação se inverteu. Após 21 anos da nomeação de McCartney, Starr também acabou sendo nomeado cavaleiro pela Coroa Britânica e tornou-se o segundo Beatle com tal feito. John Lennon e George Harrison, por outro lado, nunca foram contemplados.

Lennon já tinha falecido quando McCartney recebeu a honraria em 1997, mas dificilmente seria condecorado, tendo em vista as fortes críticas que fez ao governo inglês a respeito de suas políticas internacionais. Quanto a Harrison, o músico teria se recusado a receber o OBE, sigla para os oficiais da Ordem do Império Britânico, em 2000 — o título era inferior ao de McCartney, e ele teria se sentido ofendido.

4. Elton John

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Outro músico de renome que ganhou o título de cavaleiro pela Coroa Britânica foi "Sir" Elton John. Em 1998, o cantor foi condecorado por seu trabalho de caridade e contribuição à cultura do Reino Unido.

Elton John foi responsável por levantar US$ 33,4 milhões para o fundo memorial da princesa Diana com a música "Candle In The Wind". Além de ser grande amigo da ex-esposa do príncipe Charles, o cantor fez uma apresentação no funeral de Lady Di, em 1997.

5. Keira Knightley

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Conhecida por seu papel na saga Piratas do Caribe e em Orgulho e Preconceito (2005), a atriz Keira Knightley também foi nomeada para participar da Excelentíssima Ordem do Império Britânico, em 2018. A honraria foi concedida pela Rainha Elizabeth II devido à contribuição de Knightley como atriz e em virtude de seu trabalho no terceiro setor, incluindo Fundo das Nações Unidas para a Infância
(Unicef) e Oxfam.

6. David Beckham

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Já na esfera esportiva, o ex-jogador de futebol David Beckham foi nomeado Oficial da Excelentíssima Ordem do Império Britânico em 2003. Além de sua contribuição esportiva para a seleção nacional da Inglaterra, o atleta é um apoiador de longa data da Unicef e também já incentivou outras causas de saúde infantil.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: