Este mundo grotesco foi imaginado por um soviético contrário ao capitalismo

30/03/2018 às 04:002 min de leitura

Você já ouviu falar a respeito de um cara chamado Geliy Mikhailovich Korzhev-Chuvelev? Ele foi um influente artista russo que deixou um grande número de obras criadas entre as décadas de 30 e 90. Comunista apaixonado, Geliy produzia sua arte inspirado no realismo socialista, estilo “oficial” aprovado pelos soviéticos, e continuou fiel a essa escola artística mesmo depois da dissolução da União Soviética.

Entretanto, de todas as pinturas de Geliy, o mundo grotesco que você vai ver a seguir provavelmente é o mais fascinante. Batizada de “Mutantes”, a série foi criada entre os anos 70 e 90, e muitos dizem que ela representa a revolta do artista com o fim do comunismo e seu profundo desgosto com a queda da União Soviética.

Arte política

Segundo Paul Gallagher, do portal Dangerous Minds, para Geliy, as mudanças trazidas com a Perestroika eram uma traição a todas as vidas sacrificadas em nome da igualdade do povo soviético. Além disso, para o artista, a grande revolução socialista mal tinha começado quando foi abandonada pelos políticos que viveram tão bem às custas dela — enquanto muitos outros tiveram que pagar o preço por isso.

De acordo com Paul, os primeiros “mutantes” da série foram criados nos anos 70, quando Geliy percebeu que a determinação dos líderes comunistas estava começando a falhar. O interessante é que o artista não costumava falar abertamente sobre sua desaprovação com relação às mudanças, mas suas pinturas berravam o que ele sentia e pensava!

Seja como for, Geliy é considerado como um dos pintores russos — ou, como ele provavelmente preferiria, soviéticos — mais influentes da segunda metade do século 20, e suas obras inspiraram gerações de artistas.

O mundo surreal e perturbador que Geliy criou tem forte inspiração na renascença tradicional e em personagens mitológicos e até bíblicos. Ademais, se você soltar a imaginação e observar as obras com mais atenção, vai associar os quadros com várias obras pra lá de conhecidas. Confira:

*Publicado em 8/3/2017

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: