Conheça as incríveis estações do metrô de Estocolmo [galeria]

07/02/2013 às 07:122 min de leitura

Apesar de as estações de metrô de diversas capitais também contarem com exposições de arte, nada se compara às do transporte público de Estocolmo. As 90 estações da cidade são tão importantes que, juntas, compõem a maior exposição de arte do mundo, com 110 km de extensão.

Cubos do céu invadem a estação

(Fonte da imagem: Reprodução/Alexander Dragunov)

Quem olha o visual futurista apresentado em algumas das estações talvez não imagine que o projeto de transformá-las em obras de arte tenha se iniciado nos anos 50. Muitas parecem até mesmo terem saído de cenários de filmes de ficção científica e certamente tornam mais agradáveis as viagens de quem usa o metrô para trabalhar.

Submundo psicodélico

(Fonte da imagem: Reprodução/Alexander Dragunov)

Os temas usados pelos artistas nas estações variam bastante. Algumas parecem cavernas a serem exploradas, e outras são mais surreais, com cubos que retratam pedaços do céu em meio a muito aço e concreto. Houve também quem aproveitou o aspecto subterrâneo para transformar a estação em uma espécie de sítio arqueológico, com restos fossilizados encravados nas rochas.

Caverna de alta tecnologia

(Fonte da imagem: Reprodução/Alexander Dragunov)

As fotos tiradas pelo fotógrafo Alexander Dragunov conseguem capturar com maestria a atmosfera desses pequenos mundos subterrâneos que compõem Estocolmo.

Estação que mais parece fase de video game

(Fonte da imagem: Reprodução/Alexander Dragunov)

Algumas das estações bem que serviriam como cenários para jogos de video game. A imagem acima não lembra, por exemplo, um pouco da atmosfera de um FPS como Doom?

Objetos incrustados nas paredes

(Fonte da imagem: Reprodução/Alexander Dragunov)Algumas das "cavernas" são decoradas com objetos incrustados em suas paredes, como são o caso das plantas e pedras da imagem acima.

Estação Arco-íris

(Fonte da imagem: Reprodução/Alexander Dragunov)A estação acima deve ser uma das favoritas das crianças. Por mais que o tempo possa estar feio na superfície, o arco-íris pintado pelos artistas Enno Hallek e Åke Pallarp, em 1973, ajuda a alegrar a viagem.

Folhas azuis

(Fonte da imagem: Reprodução/Alexander Dragunov)A estação acima, conhecida como T-Centralen, foi a primeira a ter o seu interior pintado, na década de 50. Porém, a aparência atual foi produzida em 1975 pelo artista Per Olof Ultvedt e retrata ramos com folhas nas cores da linha: azul.

(Fonte da imagem: Reprodução/Alexander Dragunov)

Formas geométricas, como o dodecaedro acima, em dourado, ajudam a compôr ainda mais a atmosfera "alienígena" de algumas paradas do metrô.

Interior dos metrôs também impressiona

(Fonte da imagem: Reprodução/Alexander Dragunov)

Não são apenas as estações que impressionam os turistas que viajam até Estocolmo. O interior dos metrôs da cidade também é muito bonito e possui uma aparência tecnológica incrível. Você pode conferir mais imagens do sistema de transporte no site de Alexander Dragunov.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: