Um dos maiores meteoritos do mundo é descoberto na Argentina

16/09/2016 às 12:202 min de leitura

Embora o nosso planeta tenha sido atingido por milhares de rochas espaciais ao longo de sua existência, esses pedregulhos alienígenas não são assim tão fáceis de encontrar. É por isso que, quando um deles é descoberto, logo vira manchete mundo afora — especialmente se ele for enorme!

Esse é o caso de um meteorito gigante que foi achado há alguns dias na Argentina. A rocha estava a pouco mais de mil quilômetros de Buenos Aires, na província de Chaco. Mais precisamente, a rocha espacial foi localizada em uma região conhecida como Campo del Cielo — famosa por conter pelo menos 26 crateras formadas por impactos de objetos vindos do espaço.

Meteoritão

De acordo com Bec Crew, do portal Science Alert, os astrônomos argentinos responsáveis pela descoberta acreditam que o meteorito chegou ao nosso planeta em uma chuva de meteoros que atingiu o Campo del Cielo há 4 mil anos — razão pela qual a área ficou coberta de crateras. Segundo estimaram, a rocha pesa 30,8 mil quilos e, se eles estiverem corretos, isso faz dela uma das maiores já encontradas no mundo. Veja o tamanho da "criança" a seguir:

De momento, o pedregulho foi batizado de Gancedo e, apesar de ser imenso, fica pequeno perto do maior meteorito já descoberto na Terra, o Hoba, que pesa extraordinários 66 mil quilos. O grandalhão foi encontrado há quase um século em uma região chamada Otjozondjupa, situada na Namíbia, e chegou a ser completamente escavado.

Entretanto, devido ao peso excessivo, a rocha jamais foi removida do local onde se encontra. Os cientistas acreditam que o Hoba chegou ao nosso planeta há 80 mil anos e estimaram que ele tem entre 190 milhões e 410 milhões de anos. Voltando para Gancedo, ele disputa o lugar de “segundo maior do mundo” com outro meteorito argentino — um chamado El Chaco, também descoberto em Campo del Cielo.

A pedra é grande!

Segundo os astrônomos, o El Chaco pesa 37 toneladas. Entretanto, os peritos precisam submeter o Gancedo a novas medições e pesagens, o que significa que a rocha espacial ainda pode surpreender todo mundo e roubar o título de sua “conterrânea”.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: