Duas novas luas de Plutão são nomeadas oficialmente

03/07/2013 às 06:432 min de leitura

Na mitologia romana, Plutão é o deus do submundo, do lado obscuro e subterrâneo do planeta Terra. O mesmo deus na mitologia grega é chamado Hades, que faz referência também às riquezas minerais do subsolo. Inspirados nesses simbolismos, os cientistas do SETI Institute acabaram de nomear mais duas luas de Plutão.

Aprovados pela União Astronômica Internacional, os satélites naturais que antes eram chamados apenas de P4 e P5 foram batizados de Styx e Kerberos, como foi relatado no site oficial do SETI. As novas luas foram observadas orbitando Plutão pelo telescópio espacial Hubble recentemente, em 2011 e 2012.

Escolha democrática

Fonte da imagem: SETI

Entretanto, o SETI não fez o trabalho sozinho com seus cientistas para batizar as luas. Eles abriram uma votação pública para a definição dos nomes, tendo apenas uma recomendação da União Astronômica Internacional de que eles deveriam conter referências do submundo mitológico de Hades. Com isso, a votação — em 21 nomes disponíveis — durou duas semanas com um total de 450 mil votos e ainda com 30 mil sugestões de opções diferentes.  

Jornada nas Estrelas

De acordo com informações do SETI, Kerberos ficou em segundo lugar na votação, nquanto Styx ficou em terceiro. O primeiro colocado foi "Vulcan" (Vulcano), baseado em uma sugestão do ator William Shatner, o Capitão Kirk da versão para a TV de “Jornada nas Estrelas”. Como todos os fãs do programa sabem, Vulcan era o nome do planeta natal do Dr. Spock, mais um famoso personagem da série.

Entretanto, os cientistas do SETI alegaram que o nome do deus romano dos vulcões já havia sido usado na astronomia e não estava intimamente associado com Plutão. E, para a decepção dos fãs de Star Trek, a proposta foi rejeitada.

O eterno Capitão Kirk usou o Twitter para desabafar: "Eles não nomearam a lua de Vulcan. Estou triste". Fonte da imagem: Reprodução/Twitter - William Shatner

Os vencedores foram Styx, o rio que separa a terra do submundo de Hades, e Kerberos, o cão de três cabeças que serve como guardião do universo subterrâneo. Além dessas novas luas, o astro já tem Charon, Nix e Hydra orbitando ao seu redor.

De acordo com Dr. Mark Showalter, cientista do SETI, será possível observar melhor as luas em 2015, quando a nave New Horizons vai viajar sobre o sistema de Plutão. 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: